
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Roberta de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Taveira, Flávio Augusto Leite | - |
| Autor(es): dc.creator | Peralta, Deise Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:29:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:29:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.723 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299214 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299214 | - |
| Descrição: dc.description | Digital advances are reshaping education by expanding access to online resources and generating reflections on their impact in contemporary society. The growing use of Artificial Intelligence (AI)—such as ChatGPT—in education brings efficiency, but incurs ethical dilemmas. This article explores to what extent this tool can replace human memory and experience by analyzing identical interviews conducted with a human teacher and ChatGPT, using eight structured questions for comparison. Analysis of the answers, carried out using IRaMUTeQ software, reveals differences in lexical distribution and thematic focus. The results show that ChatGPT does not replace human experience, highlighting differences in language and thematic emphasis between the human teacher and the AI. This study underscores the need for a critical examination of the relationship between humans and technology in qualitative research and highlights the importance of an ethical approach to using these tools. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Sciences, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Agricultural and Veterinary Sciences | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Sciences, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Agricultural and Veterinary Sciences | - |
| Formato: dc.format | 1-17 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Revista Pesquisa Qualitativa | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artificial Intelligence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical Theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Título: dc.title | BETWEEN DIGITAL RESPONSES AND EXPERIENTIAL KNOWLEDGE: CHATGPT AND EDUCATION FROM A CRITICAL PERSPECTIVE | - |
| Título: dc.title | ENTRE RESPOSTAS DIGITAIS E SABERES EXPERIENCIAIS: O CHATGPT E A EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA CRÍTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: