Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IVIRMA | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Investigación Sanitaria La Fe (IIS La Fe) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Aria Fertility | - |
Autor(es): dc.contributor | Weill Cornell Medicine | - |
Autor(es): dc.creator | Toschi, Marco | - |
Autor(es): dc.creator | Bori, Lorena | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Jose Celso | - |
Autor(es): dc.creator | Hickman, Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Fábio Gouveia Nogueira, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Satoshi Ferreira, André | - |
Autor(es): dc.creator | Costa Maffeis, Murilo | - |
Autor(es): dc.creator | Malmsten, Jonas | - |
Autor(es): dc.creator | Zhan, Qiansheng | - |
Autor(es): dc.creator | Zaninovic, Nikica | - |
Autor(es): dc.creator | Meseguer, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:47:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:47:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22074/ijfs.2024.2008339.1510 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299209 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299209 | - |
Descrição: dc.description | Background: In recent times, various algorithms have been developed to assist in the selection of embryos for transfer based on artificial intelligence (AI). Nevertheless, the majority of AI models employed in this context were characterized by a lack of transparency. To address these concerns, we aim to design an interpretable tool to automate human embryo evaluation by combining artificial neural networks (ANNs) and genetic algorithms (GA). Materials and Methods: This retrospective cohort study included 223 human blastocyst time-lapse (TL) images taken at 110 hours post-injection. All the images were evaluated by five embryologists from different clinics in terms of blastocyst expansion (BE), quality of the inner cell mass (ICM), and trophectoderm (TE). The embryo database was used to develop an AI system (70% training, 15% validation, and 15% test) for automate blastocyst assessment. The entire set of images underwent a standardization process, followed by processing and segmentation using Matlab software. The resulting quantified variables were utilized in AI techniques (ANN and GA). Finally, the accuracy and performance of the automation tool was assessed with the area under the receiver operating characteristic (ROC) curve (AUC). Then, the level of agreement among embryologists and between embryologists and the AI system was compared with Kappa Index. Results: The overall agreement among embryologists was low (Kappa: 0.4 for BE; and 0.3 for TE and ICM). The AI tool achieved higher consistency (Kappa 0.7 for BE and ICM; and 0.4 for TE). The AI exhibited high accuracy in classifying BE (test 81.5%), ICM (test 78.8%), and TE (test 78.3%) and better performance for BE (AUC 0.888-0.956) than for ICM (AUC 0.605-0.854) and TE (AUC 0.726-0.769) assessment. Conclusion: Our AI tool highlighted the superior consistency of AI compared to human operators in grading blastocyst morphology. This research represents an important step towards fully automating objective embryo evaluation. | - |
Descrição: dc.description | European Regional Development Fund | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Salud Carlos III | - |
Descrição: dc.description | IVIRMA Global Research Alliance IVIRMA | - |
Descrição: dc.description | IVIRMA Global Research Alliance IVI Foundation Instituto de Investigación Sanitaria La Fe (IIS La Fe) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Assis | - |
Descrição: dc.description | Aria Fertility | - |
Descrição: dc.description | Ronald O Perelman and Claudia Cohen Center for Reproductive Medicine Weill Cornell Medicine | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Assis | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Salud Carlos III: PI21/00283 | - |
Formato: dc.format | 378-383 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Fertility and Sterility | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial Intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blastocyst | - |
Palavras-chave: dc.subject | Time-Lapse | - |
Título: dc.title | A Combination of Artificial Intelligence with Genetic Algorithms on Static Time-Lapse Images Improves Consistency in Blastocyst Assessment, An Interpretable Tool to Automate Human Embryo Evaluation: A Retrospective Cohort Study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: