Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Fac SESI SP Educ | - |
Autor(es): dc.creator | Silva e Souza, Maewa Martina Gomes da | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Camila Mugnai | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Tamires Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:44:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:44:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299006 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299006 | - |
Descrição: dc.description | One of the principles of integral education is the perspective of inclusive education, which values differences and understands that it is in diversity that a truly democratic, fair and supportive space is built. From the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education, it is understood that it is urgent to recognize and eliminate barriers to guarantee space for everyone. Therefore, this text aims to discuss the training experiences of teachers from the perspective of integral and inclusive education in private and public Higher Education institutions, focusing on the processes of two-degree courses (one in Pedagogy and the other in Languages) and a Teacher Development Center for Higher Education in the health sector. To this end, it is based on Joseph Puig's proposal of three curricular paths for education in values: interpersonal, which focuses on relationships between members of the school community; the curricular, which explores how these themes are addressed in training content; and institutional, which focuses on inclusive strategies and everyone's participation. When analyzing the training experiences of teachers, it is considered how the three curricular paths are implemented to promote the integral development of educators, respecting and ensuring inclusion in all their pedagogical practices. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Fac Filosofia & Ciencias FFC Marilia, Dept Educ & Desenvolvimento Humano DEPEDH, Ave Hygino Muzzi Filho,737, Marilia 737, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Fac SESI SP Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Fac Filosofia & Ciencias FFC Marilia, Dept Educ & Desenvolvimento Humano DEPEDH, Ave Hygino Muzzi Filho,737, Marilia 737, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 24 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Norte Tocantins-ufnt | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira De Educacao Do Campo-brazilian Journal Of Rural Education | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | integral education | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher training | - |
Título: dc.title | Teacher Training from the perspective of Integral and Inclusive Education: practical experiences from different institutions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: