Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Adriana Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jair Lício Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Simone Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:00:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:00:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1186/s41155-024-00296-0 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298990 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298990 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Reading has been widely discussed, mainly due to the published results of international performance tests of schoolchildren. The gaps generated in literacy hinder the development of basic skills necessary for reading, which will have a negative impact on the teaching-learning process from elementary school to high school. This study aimed to compare the reading performance of the students in public and private schools through tests of the Brazilian reading processes-PROLEC-SE-R. Methods: Cross-sectional study. The Brazilian adaptation of the PROLEC-SE-R was administered to 436 students: 221 from the state school (G1 6th year, n = 30; G2 7th year, n = 33; G3 8th year, n = 35; G4 9th year, n = 31; G5 1st year, n = 32; G6 2nd year, n = 30; G7 3rd year, n = 30) e 215 private schools (G8 6th year, n = 31; G9 7th year, n = 31; G10 8th year, n = 30; G11 9th year, n = 31; G12 1st year, n = 30; G13 2nd year, n = 31; G14 3rd year, n = 31). Tools of descriptive and bivariate analysis were used. Results: Superior performance of the private school students on spelling tests helps their reading as evidenced by their scores for syntactic and semantic processes. When the knowledge of the use of the word in text, extraction of meaning and its understanding was needed, the difficulty of access to the mental lexicon of the studied population became evident. Conclusion: The PROLEC-SE-R, in addition to establishing the reading profile of elementary and high school students, shows that the gaps in teaching and learning, which exist between public and private education in the literacy period, accompany students throughout the basic education cycle. Knowing the reading profile and in which process there is a disruption is important so that the teaching of specific strategies can be promoted throughout the entire schooling process, especially in primary and secondary education. | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech and Hearing Sciences Federal University of Santa Maria (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), Av. Roraima n° 1000 Cidade Universitária Bairro - Camobi, prédio 26 E, Rio Grande do Sul | - |
Descrição: dc.description | Investigation Learning Disabilities Laboratory (LIDA) Department of Speech and Hearing Sciences São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Av. Hygino Muzzi Filho, 737; Bairro: Mirante, Marilia | - |
Descrição: dc.description | Department of Social Medicine School of Medicine of Ribeirão Preto - University of São Paulo (Universidade de São Paulo - USP), Av. dos Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech and Hearing Sciences São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marilia | - |
Descrição: dc.description | Investigation Learning Disabilities Laboratory (LIDA) Department of Speech and Hearing Sciences São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Av. Hygino Muzzi Filho, 737; Bairro: Mirante, Marilia | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech and Hearing Sciences São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marilia | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Psicologia: Reflexao e Critica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading process | - |
Título: dc.title | Reading processes of public and private middle school and high school students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: