Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | The University of Toledo | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Natanael P. | - |
Autor(es): dc.creator | de Carvalho, Flávia A. | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Caio R. D. | - |
Autor(es): dc.creator | Micheletti, Jéssica K. | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Aryane F. | - |
Autor(es): dc.creator | Pastre, Carlos M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:08:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:08:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s00421-024-05462-x | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298829 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298829 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To evaluate the effects of repeated use of cold-water immersion (CWI) during a training week on performance and perceptive outcomes in competitive adolescent swimmers. Methods: This randomized-crossover study included 20 athletes, who received each intervention [CWI (14 ± 1 °C), thermoneutral water immersion (TWI) (27 ± 1 °C) as placebo, and passive recovery (PAS)] three times a week between the land-based resistance training and swim training. The interventions were performed in a randomized order with a 1-week wash-out period. We tested athletes before and after each intervention week regarding swim (100 m freestyle sprints) and functional performance (flexibility, upper and lower body power, and shoulder proprioception). We monitored athlete’s perceptions (well-being, heaviness, tiredness, discomfort and pain) during testing sessions using a 5-item questionnaire. Athlete preferences regarding the interventions were assessed at the end of the study. We used generalized linear mixed models and generalized estimating equations for continuous and categorical variables, respectively (intervention x time). Results: We found a time effect for swim performance (p =.01) in which, regardless the intervention, all athletes improved sprint time at post-intervention compared to baseline. There was an intervention effect for pain (p =.04) and tiredness (p =.04), but with no significant post-hoc comparisons. We found no significant effects for other outcomes. All athletes reported a preference for CWI or TWI in relation to PAS. Conclusion: The repeated use of CWI throughout a training week did not impact functional or swim performance outcomes of competitive adolescent swimmers. Perceptive outcomes were also similar across interventions; however, athletes indicated a preference for both CWI and TWI. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy School of Technology and Sciences Sao Paulo State University (UNESP), Sao Paulo | - |
Descrição: dc.description | School of Exercise and Rehabilitation Sciences The University of Toledo, 2801 Bancroft St | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy School of Technology and Sciences Sao Paulo State University (UNESP), Sao Paulo | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/09680-8 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/1146-0 | - |
Formato: dc.format | 2439-2450 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | European Journal of Applied Physiology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Athletic performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cryotherapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recovery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swimming | - |
Título: dc.title | Effects of post-exercise cold-water immersion on performance and perceptive outcomes of competitive adolescent swimmers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: