Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, Jose Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:19:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:19:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11534 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298766 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298766 | - |
Descrição: dc.description | This article proposes to discuss the role of the curricularization of University Extension as a process aimed at the search for transformation of the ways of understanding and designing actions in the scope of academic-scientific doing, increasing the reflection on the construction and socialization of scientific knowledge and technological, in view of its implications in the context of social relations. For the methodological design of the study, an extensive bibliographic survey and document analysis on the subject are used, discussing the concept of curricularization and its implications for the consolidation of the university beyond its operational vision. This requires the effective recognition of the constitutional principle of inseparability between teaching, research and university extension, activities mediated by management and, mainly, for the transformation of curricular paradigms still strongly marked by the perspective of instrumentalization for the labor market, not disregarding the appeal social and political aspect of this trend. The results reflect the understanding that a social institution such as the university, in addition to the construction and socialization of knowledge, interferes in the system of social relations, contributing to the transformation of ways of seeing, understanding and producing visions of the world, projecting new ways of acting policy. In the midst of this sociocultural construct, the university needs to develop practices aimed at public recognition of its legitimacy and attributions, elements that justify the process of curricularization of university extension. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Marilia, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Marilia, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 25 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Sudoeste Bahia | - |
Relação: dc.relation | Revista Praxis Educacional | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | curricularization | - |
Palavras-chave: dc.subject | university education | - |
Palavras-chave: dc.subject | university extension | - |
Título: dc.title | CURRICULARIZATION OF UNIVERSITY EXTENSION IN THE CONTEXT OF THE SOCIAL FUNCTION OF THE UNIVERSITY | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: