Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Università Degli Studi di Sassari | - |
Autor(es): dc.contributor | Monterey Bay | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ganga, Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Roder, Ludmila Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Paganini, Enzo Antônio | - |
Autor(es): dc.creator | Jani, Arun Dilipkumar | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu-Junior, Cassio Hamilton | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Thiago Assis Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Capra, Gian Franco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:06:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:06:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.geoderma.2023.116710 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298734 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298734 | - |
Descrição: dc.description | The general public often perceives soil as a hidden resource. In recent years, the film industry has shown an increasing awareness about the soil environment. Indeed, as public opinion about environmental problems has increased, soil as a natural resource has become more popular in public discourse, and, consequently, the film industry, partly because of its ability to showcase public concerns and mainstream opinion. This review aims to identify depictions of soil in films and the following consequences regarding their impact on society. We investigated movies containing different perspectives and aimed to understand: i) the role of the soil environment in their message; ii) how soil was approached by filmmakers; iii) how and to what extent such an approach changed along the investigated period; and finally; iv) how “soil movies” should be used as an innovative educative and didactic tool. Nine hundred and eighty movies where soils represent a direct or indirect source of inspiration or background for the movie's storytelling were analyzed (from 1903 to 2022). Several approaches to soil resources were observed, which led us to seek quantitative data, too. Results showed that soil has been represented with approaches often far from the simple idea of soil as a static backdrop. Scriptwriters and directors have moved from a stylistic representation of soil to one that includes the soil environment in the main narrative by using innovative metaphoric approaches. With its ability to represent soil as a natural resource, this review demonstrates that “soil movies” can strongly contribute to spreading knowledge about this fragile and non-renewable resource, encouraging its use for educational purposes. | - |
Descrição: dc.description | Dipartimento di Architettura Design e Urbanistica Università Degli Studi di Sassari, Via Piandanna No 4 | - |
Descrição: dc.description | Department of Biology and Chemistry California State University Monterey Bay | - |
Descrição: dc.description | Center for Nuclear Energy in Agriculture Universidade de São Paulo, Av. Centenário n◦ 303, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Agricultural Sciences School of Agricultural and Veterinarian Sciences São Paulo State University, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Agricultural Sciences School of Agricultural and Veterinarian Sciences São Paulo State University, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Geoderma | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil knowledge | - |
Título: dc.title | Filming a hidden resource: The soil in the seventh art narrative | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: