Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Matheus Henriques Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Nardi, Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:46:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:46:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.30722/IJISME.31.05.002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298704 | - |
Descrição: dc.description | Conflicts in regular education classrooms due to differing personal views on scientific knowledge are recurrent. This article is motivated by enquiries into the significance of the topic of “the origin of the universe” in the context of elementary school curriculum, as well as concerns regarding how educators handle this topic, their academic preparation to take this tack, and the impact of students’ and teachers’ own personal beliefs on the classroom setting. Focusing on this topic, we investigated the discourses of teachers with a degree in physics, educated at the same public institution, under the same curricular framework, considering their training, teaching methods, and personal convictions. The study was conducted with open-ended interviews designed to be used in a video-communication setup. Through our analysis, it was possible to verify that teachers feel unprepared to handle the issue in the classroom due to the cultural diversity of their students and the need for greater scientific knowledge. In addition, it was determined that everyone has an independence stance about the connection between faith and science, which reduces the likelihood of conflict. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Sciences Postgraduate Program in Science Education, Bauru | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Sciences Education Department, Bauru | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Sciences Postgraduate Program in Science Education, Bauru | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Sciences Education Department, Bauru | - |
Formato: dc.format | 17-28 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universe | - |
Título: dc.title | Physics Teachers’ Discourses on the Origin of the Universe and the Impact of Personal Beliefs in the Classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: