
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ona Range Cattle and Education Center | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | IFRJ | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza de Sousa, Camila Eduarda | - |
| Autor(es): dc.creator | Amaral Júnior, Francisco Paulo | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Abmael da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Ruggieri, Ana Cláudia | - |
| Autor(es): dc.creator | van Cleef, Flavia de Oliveira Scarpino | - |
| Autor(es): dc.creator | de Pádua, Fábio Teixeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, João Carlos de Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:39:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:39:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.apsoil.2024.105560 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298684 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298684 | - |
| Descrição: dc.description | The utilization of integrated systems in livestock production has been implemented as a practice aimed at intensifying pasture area utilization while maintaining sustainable soil management to enhance total organic carbon (TOC) storage. However, the dynamics of organic carbon in the soil of integrated systems, involving the inclusion of legumes or tree components in pastures, are not fully understood. Our research assessed soils from pastures composed of grass-legume consortia (GLS), silvopastoral systems (SPS), and monoculture grass pastures (MP), comparing them to native forest soil (NF) in the Cerrado biome, at different evaluation depths: 0–5 cm, 5–10 cm, 10–20 cm, and 20–30 cm. The objective was to evaluate the potential of each system to store carbon in the soil in contrast to native forest soil by determining the labile carbon, water-soluble organic carbon, microbial biomass carbon, total carbon, total nitrogen, carbon management index, and soil carbon stock. No differences were observed for TOC and soil carbon stock between GLS and SPS, but both were demonstrated to be lesser than in the NF soil (p < 0.05). SPS, MP, and NF did not differ in terms of labile carbon, water-soluble carbon, and microbial biomass carbon content (p > 0.05), while GLS did not show similarity to NF in any of the analyzed variables (p < 0.05). Only the SPS achieved a CMI >100 in all soil depth ranges evaluated. Our study demonstrated that the association among labile carbon fractions dynamics and the relationship between CMI and soil biological attributes can be used as a proxy for TOC dynamics and indicators of a production system's potential to sequester carbon in the soil. Collectively, the studied variables indicate that the silvopastoral system exhibited greater potential for carbon recovery compared to the grass-legume integration system or monoculture grass pasture. | - |
| Descrição: dc.description | Federal Rural University of Rio de Janeiro UFRRJ, BR-465, Km 7 s/n, Rio de Janeiro | - |
| Descrição: dc.description | College of Agricultural and Veterinary Sciences UNESP – São Paulo State University, Access Way Prof. Paulo Donato Castellane s/n, SP | - |
| Descrição: dc.description | University of Florida Ona Range Cattle and Education Center, 3401 Experimental Station | - |
| Descrição: dc.description | Center for Nuclear Energy in Agriculture University of São Paulo, 313 Centenário Avenue | - |
| Descrição: dc.description | Federal Institute of Rio de Janeiro IFRJ, José Breves Street 550, Rio de Janeiro | - |
| Descrição: dc.description | College of Agricultural and Veterinary Sciences UNESP – São Paulo State University, Access Way Prof. Paulo Donato Castellane s/n, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Applied Soil Ecology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Carbon stock | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integrated systems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organic matter | - |
| Título: dc.title | Effects of integrating legumes or trees on soil C stock and organic matter dynamics in tropical grasslands | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: