Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Carlos Alberto de | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Rubens Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:06:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:06:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/03064190231188866 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298603 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298603 | - |
Descrição: dc.description | The present article discusses whether higher engineering and technology courses in Brazil prepare students for professional practice in the maintenance segment, froman educational theoretical framework point of view. To achieve this, the theme significance was researched in Scopus and ScienceDirect bases. The work proposal is based on the concepts of teaching and learning by Vygotsky, confronting the methods used by professors’ engineers, which multiply what they learned in higher education courses. In the planned research, we intend to understand the paradigms and skills of the maintainer considering the action research methods, through the ILS tool—Index of Learning Styles by Felder and Solomon. To analyze the students’ learning profile regarding their preferences for receiving information, we discuss the scenarios generated, expecting to design a teaching and learning process centered on students, an assumption based on Vygotsky's cognitive theory, in which an individual's learning process is related to their interaction in the social environment that they are. As a result, the proposed teaching practices made it possible to increase personal interest in learning, and we observed that there was less difference between the students’ learning styles and also noticed the same profile in the four dimensions, both morning and evening scenarios. Students consider themselves active, sensory, visual, and global. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP/FEG, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP/FEG, SP | - |
Formato: dc.format | 288-314 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Mechanical Engineering Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | ILS instrument | - |
Palavras-chave: dc.subject | social interactionism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of industrial maintenance | - |
Título: dc.title | Professional training in industrial maintenance: A social interactionist approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: