Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escola Superior de Jornalismo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Manhique, Ilídio Lobato Ernesto | - |
Autor(es): dc.creator | Casarin, Helen de Castro Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ançanello, Juliana Venancio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:50:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:50:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e90976 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298564 | - |
Descrição: dc.description | Objective: Identify the behavior of research over time, as well as the main thematic approaches of studies on critical information literacy, published in Portuguese and English and indexed in the Scopus and Web of Science databases. Critical information literacy is a current of information literacy studies that are based on the principles of critical theory. According to this approach, it is necessary to understand the social, political, and ideological factors involved in the production, distribution, and use of information. As other approaches have been predominant, it can be questioned how the critical approach has been appropriated in the literature of the area. Method: The realization followed the systematic mapping protocol in the literature. A survey was carried out in two multidisciplinary international databases (Scopus and Web of Science), restricted for articles and short papers in Portuguese and English languages published until August 2022. The corpus of analysis covered 89 items. Result: Six thematic categories were identified, and the one that brings together the largest number of works is the theoretical foundations of critical information literacy which are focused on the interdisciplinary relationships of learning theories, followed by the set of works that address a cultural perspective of competence criticism of information and those who point to it as an instrument for social justice. Conclusions: Evidence of the multifaceted character of critical competence in information contributes to the construction of a solid theoretical framework on this topic. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Escola Superior de Jornalismo Departamento de Biblioteconomia e Documentação | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Departamento de Ciência da Informação, /SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, /SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Departamento de Ciência da Informação, /SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, /SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Encontros Bibli | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information use | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociocultural approach | - |
Título: dc.title | Cartography of Critical Information Literacy: study of the literature indexed in Scopus and WoS Databases | - |
Título: dc.title | CARTOGRAFIA DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO: ESTUDO DA LITERATURA INDEXADA NAS BASES SCOPUS E WOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: