Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Dipartimento di Matematica | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Telma Cristina Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Nardi, Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Lanciano, Nicoletta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:48:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:48:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.30722/IJISME.32.02.003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298510 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298510 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this paper is to describe some activities undertaken at different phases of a broader research project named “The Northern and Southern Skies: Teaching astronomy in schools”. This project is a collaborative agreement between São Paulo State University (Bauru Campus, São Paulo, Brazil) and La Sapienza Università (Rome, Italy). The project aimed to bridge the gap between the academic production in the field of astronomy education and the classroom experiences of elementary school teachers and their students. The project finds justification in the fact that elementary school teachers, in general, face significant challenges when teaching astronomy elements to their students. In this article, we describe some steps of this project and the teaching resource named Diary of the Sky and its implementation, starting with the translation of the original Il Diario del Cielo, in its Italian version, to Brazilian Portuguese (O Diário do Céu). The aforementioned Brazilian university offered in-service specialization courses to several elementary school teachers in the last few years (2018–2023), enabling them to interact with the dairy and understand key aspects of its methodology. Before using them, the Brazilian version was adapted to suit geographic local coordinates in the southern hemisphere—an opportunity for teachers in training to incorporate astronomical concepts into their planning. Throughout the academic year, students filled out their diaries on a daily basis. The Science Education Graduation Program at UNESP, along with teachers and researchers, acknowledged the value of this strategy and shared the data collected to be used in teaching courses at the masters and doctoral levels. Current studies on this methodology have now showed that the Diary of the Sky is a powerful and efficient tool for working introductory astronomy concepts with elementary students and training their respective teachers. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM), Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Sciences Education Department, Bauru | - |
Descrição: dc.description | Università degli Studi di Roma “La Sapienza” Dipartimento di Matematica | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Sciences Education Department, Bauru | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 310312/2018-3 | - |
Formato: dc.format | 32-44 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diary of the Sky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodological strategy | - |
Título: dc.title | The Diary of the Sky as a methodological strategy to teach Astronomy in Elementary School | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: