
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Cruz Zucchini, Lilian Giacomini | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Luciana Maria Lunardi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:04:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:04:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298396 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298396 | - |
| Descrição: dc.description | This study aimed to analyze, in the light of historical-critical pedagogy (PHC), environmental education (EE) in the reference curriculum in the state of Mato Grosso do Sul (CRMS). More specifically, we investigated where and how it is inserted, mainly its relationship with the curriculum contents. Based on Historical and Dialectical Materialism as a theoretical and methodological reference, this was an exploratory study, whose search for information was carried out in the document under study. Analyses were carried out using a “synthesis category”, the content-form relationship, with which it was possible to empirically start to, through abstractions, critically understand EE in the CRMS. Among the results, dissociation between content and form found in the curriculum implies in the misunderstanding, by students and teachers, of the socio-environmental crisis as a synthesis of multiple determinations originating from the capitalist mode of production. As a result, space is opened for an understanding of EE as Education for Sustainable Development (ESD), an expression of neoliberal ideology, environmentalism of results, contemporary pragmatism and market ecologism. | - |
| Descrição: dc.description | Unidade Universitária de Mundo Novo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, BR 163, no 235, Mato Grosso do Sul | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Fillho”, R. Prof. Dr. Antônio C. Wagner Zanin, 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Fillho”, R. Prof. Dr. Antônio C. Wagner Zanin, 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu | - |
| Formato: dc.format | 24-48 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum content | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-Critical Pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | - |
| Título: dc.title | Content-Form Relationship of Environmental Education in the Reference Curriculum in the State of Mato Grosso do Sul: Analysis based on Historical-Critical Pedagogy | - |
| Título: dc.title | A RELAÇÃO CONTEúDO-FORMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO SUL: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: