
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | National Autonomous University of Mexico (UNAM) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe | - |
| Autor(es): dc.creator | Diaz, Anelly Mendoza | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva, Mayara Nunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:25:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:25:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-33830-4_6 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298356 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298356 | - |
| Descrição: dc.description | This chapter aims to discuss an experience of circulation of literary genres in the context of virtual exchange on teletandem (Telles, Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes Editores, Campinas, 2009), observing how reading and sharing these genres can contribute to enhance interactions in this process. The experience discussed in this work is based on data collected in teletandem interactions between students from a Brazilian university and students from a Mexican university. Therefore, we assume an intercultural discourse perspective (Kramsch & Hua, Routledge handbook of English language teaching. Routlege, London, 2016) for language teaching and emphasize the humanizing function of literature (Candido, Ciência e Cultura 24(09):803-809, 1972, Vários Escritos, 5. Ouro sobre Azul, Rio de Janeiro, 2011), considering that it can act directly in the formation of the subject. Data analysis and discussion indicate that inserting literary texts in tandem sessions enables a deepening of discussions and the emergence of more diverse themes directly related to the realities of the participants. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Sciences Humanities and Languages | - |
| Descrição: dc.description | National Autonomous University of Mexico (UNAM) | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Sciences Humanities and Languages | - |
| Formato: dc.format | 87-104 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Language, Culture and Literature in Telecollaboration Contexts | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Foreign language teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literary genres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese as a foreign language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teletandem | - |
| Título: dc.title | Literary genres and teaching Portuguese as a foreign language in teletandem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: