Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Casagrande, Fernanda Couto Guimaraes | - |
Autor(es): dc.creator | Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simoes | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Sandra Aparecida Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:10:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:10:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18204 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298296 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research was to understand how the contributions of the Historical-Cultural Theory, Activity Theory and Study Activity Theory provide opportunities for a developmental school teaching by presenting the importance of placing the student in need of learning. When we think about the teaching and learning processes in the Early Years, we find that many pedagogical practices only require repetition and memorization actions in which the focus is only on fulfilling activities proposed in the textbook, moving away from a developmental school teaching. Therefore, the problem listed was: How do the contributions of the theories above provide a developmental school teaching? The investigation was bibliographical, choosing the following expressions as aspects of analysis: a) teaching; b) activity theory; and, c) Study Activity theory. It is descriptive research, of the documentary type and with a critical-dialectical approach. We conclude that school education is the subject of many discussions, always with the intention of boosting the development of students. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina UEL, Londrina, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Programa Posgrad Educ, Londrina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 16 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmental school teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Years | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-cultural theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study Activity Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory and critical training | - |
Título: dc.title | CONTRIBUTIONS OF CRITICAL DIALECTICAL APPROACHES TO A DEVELOPMENTAL SCHOOL TEACHING | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: