Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Coláiste Ríoga na Máinleá in Éirinn | - |
Autor(es): dc.contributor | Skin Wounds and Trauma (SWaT) Centre | - |
Autor(es): dc.creator | Ferraz de Almeida, Graziela Maria | - |
Autor(es): dc.creator | De Albuquerque Gimenez, Viviane Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Caroline Iaiz | - |
Autor(es): dc.creator | Vitoriano Budri, Aglecia Moda | - |
Autor(es): dc.creator | Hamamoto Filho, Pedro Tadao | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia de Avila, Marla Andréia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:26:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:26:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.wneu.2024.09.108 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298272 | - |
Descrição: dc.description | Background: Caregiver health literacy (HL) in patients' transition from hospital to home care is an important factor for good results. Methods: This cross-sectional study included 89 patient-informal caregiver dyads in Brazil. Data were collected using a sociodemographic questionnaire and the European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form. Data were analyzed using descriptive statistics, univariate analyses, and a binary logistic regression model. Results: The caregivers’ average age was 48 ± 13.48 years, and 73.0% of them were female. It was found that 6.7% of the caregivers had inadequate HL, 61.8% had problematic HL, and 31.4% had sufficient HL. Being a healthcare professional was significantly associated with sufficient HL (P = 0.016). Furthermore, healthcare workers had more years of schooling than other caregivers (15.3 ± 4.6 vs. 11.2 ± 4.6; P = 0.013). For every 1-year increase in caregiver age, there was a decrease of 0.041 points on the European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form. Being a healthcare professional, increased HL scores by 11.4%. Conclusions: Key findings showed that caregivers with higher HL were typically younger, male, better educated, and more likely to be healthcare professionals. These caregivers managed patients with lower dependence on daily activities, while those with lower HL, mainly females, cared for patients with higher dependence. The study highlights the need for targeted interventions and public policies to enhance HL among caregivers, particularly to improve outcomes for patients with complex needs. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Botucatu Medical School – UNESP - São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | RCSI School of Nursing & Midwifery Royal College of Surgeons in Ireland Coláiste Ríoga na Máinleá in Éirinn | - |
Descrição: dc.description | Royal College of Surgeons in Ireland (RCSI) University of Medicine and Health Sciences Skin Wounds and Trauma (SWaT) Centre | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurosciences and Mental Health Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Botucatu Medical School – UNESP - São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurosciences and Mental Health Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/10764-7 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/11344-1 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 313047/2023-5 | - |
Formato: dc.format | 1081-1088 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | World Neurosurgery | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caregivers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cranial neurosurgery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurosurgery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perioperative nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transitional care | - |
Título: dc.title | Factors Associated With the Health Literacy of Caregivers of Patients Undergoing Cranial Neurological Surgery | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: