
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa (UFV) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Souza, Aline Parreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Corrêa, Guilherme Resende | - |
| Autor(es): dc.creator | Arruda, Daniel Meira | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, Rúbia Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Candido, Hugo Galvão | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Gabriel Palucci | - |
| Autor(es): dc.creator | Koch, Viviane Arantes | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ana Paula Dechen | - |
| Autor(es): dc.creator | Xavier, Márcio Venícius Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:15:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:15:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s40415-024-01036-5 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298119 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298119 | - |
| Descrição: dc.description | Understanding the role of soil as a determinant for the selection and establishment of plant species is important, especially in ecotones. Our objective was to explore the composition and structure of various plant communities and their correlation with soil characteristics across the geoenvironmental gradient of Serra da Tenda in Montes Claros, Minas Gerais. To this end, we established three plots (20 × 20 m) across six distinct geoenvironments: Dry Forest in Lowland on Eutrophic Ferralsol, Limestone Pavement with Cambisol, Dry Forest on Limestone with Nitosol, Dry Forest on Drainageway with Nitosol, Cerrado on Side Slope with Cambisol, and Dense Cerrado in Plateau with Ferralsol. We conducted comprehensive chemical and physical analyses of soil samples collected from these sites. We sampled 877 individuals, encompassing 111 species, 76 genera, and 30 families, with the Fabaceae family exhibiting the most significant species richness. The analysis of community composition, relative abundance values, and soil attributes revealed marked differences across the geoenvironments. Canonical Correspondence Analysis (CCA) further demonstrated that soil physicochemical properties significantly influence floristic composition. Our findings underscore the critical role of soil characteristics as fine-scale determinants of plant community composition within the ecotonal landscapes of northern Minas Gerais, highlighting the intricate interplay between soil properties and vegetation patterns in these biologically diverse ecotone zones. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Geografia Universidade Federal de Uberlândia, MG | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Solos Universidade Federal de Viçosa, MG | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais, MG | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais, MG | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Agronômicas Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Agronômicas Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 1819/2017 | - |
| Formato: dc.format | 1147-1161 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Botanica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Community composition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecotonal area | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geoenvironmental gradient | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serra da Tenda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Soil-vegetation relationship | - |
| Título: dc.title | Edaphic gradient shapes the structure and composition of vegetation in the forest-cerrado ecotone in north of minas gerais, Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: