Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPI | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia | - |
Autor(es): dc.contributor | UFC | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Marcos Renan Lima | - |
Autor(es): dc.creator | de Alcântara Neto, Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Alexson Filgueiras | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Lucas William | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Rafael de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Vania Maria Maciel | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Francisca Andrea Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Thâmara Kelly dos Santos Apollo | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Romario Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Sandra Mara Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Arthur Prudêncio de Araujo | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Renato de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Ademir Sergio Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:58:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:58:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.apsoil.2023.105131 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298046 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298046 | - |
Descrição: dc.description | The rhizospheric microbial communities play a crucial role in promoting plant growth, productivity, and nutrient uptake, but these communities can be significantly affected by fertilizers. Particularly, the application of silicon (Si) has been shown to have a positive impact on the yield and quality of sugarcane, but its impact on the rhizospheric community is unknown. Thus, we aim to investigate how the application of two sources of silicon (K- and Na-silicate) influences the structure and composition of microbial communities in the rhizosphere of sugarcane. Our results showed that fertilization with Si promoted a shift in the microbial community in the rhizosphere compared to the control without Si application. Interestingly, the application of Na-silicate had a more significant effect on the microbial community than K-silicate, resulting in a shift in the community structure. Moreover, the application of Na-silicate resulted in a higher relative abundance of Proteobacteria (∼25 %) and Bacteroidetes (∼10 %), while K-silicate promoted an enrichment of Chloroflexi (∼15 %) and Acidobacteriota (∼10 %). Si application affects the niche occupancy, increasing the proportion of generalist microbes, which varied from ∼67 % to ∼90 % with the use of Na- and K-silicate, respectively. Together, these results indicated that different Si sources could promote distinct effects on the microbial community in the rhizosphere of sugarcane, which could be attributed to the composition of the fertilizer. The findings of this study underscore the significance of comprehending the impact of agricultural practices on the rhizosphere microbial communities to enhance plant growth, productivity, and sustainability. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | UFPI Departmento de Fitotecnia, PI | - |
Descrição: dc.description | CENA USP, SP | - |
Descrição: dc.description | UFPI Campus de Bom Jesus, PI | - |
Descrição: dc.description | UFC Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia, CE | - |
Descrição: dc.description | UFPI Departamento de Solos, PI | - |
Descrição: dc.description | UFC Departamento de Ciencia do Solo, CE | - |
Descrição: dc.description | UNESP FCAV, SP | - |
Descrição: dc.description | UNESP FCAV, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Applied Soil Ecology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plant productivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poaceae | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rhizosphere-microbe interaction | - |
Título: dc.title | Distinct sources of silicon shape differently the rhizospheric microbial community in sugarcane | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: