
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Prebiteriana Mackenzie | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | North West Univ | - |
| Autor(es): dc.contributor | State Univ Para | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Catolica Norte | - |
| Autor(es): dc.creator | Anholon, Rosley | - |
| Autor(es): dc.creator | Sigahi, Tiago F. A. C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Cazeri, Gustavo Tietz | - |
| Autor(es): dc.creator | Siltori, Patricia Fernanda da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Lourenzani, Wagner Luiz | - |
| Autor(es): dc.creator | Satolo, Eduardo Guilherme | - |
| Autor(es): dc.creator | Caldana, Adriana Cristina Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Moraes, Gustavo Herminio Salati Marcondes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Vitor William Batista | - |
| Autor(es): dc.creator | Rampasso, Izabela Simon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:47:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:47:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/world5020009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298037 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298037 | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents an innovative experience involving students and professors from diverse backgrounds and regions that was designed to integrate corporate sustainability (CS) knowledge into undergraduate programs. An action research approach was adopted, with the course running over one semester. The course involved 146 students with diverse academic backgrounds from universities across Brazil along with eight professors from Brazil, Chile, and South Africa. The proposed approach provides actionable insights into the integration of sustainability concepts in the higher educational setting, thereby contributing to the development of a more environmentally and socially conscious generation of professionals. The learning outcomes are discussed in the light of the Sustainable Development Goal (SDG) Agenda, particularly SDG 7 (affordable and clean energy), SDG 9 (industry, innovation, and infrastructure), and SDG 13 (climate action). In addition, it is important to highlight that the dissemination of the course's key features can be useful for universities, professors, and researchers engaged in training future professionals capable of addressing real-world problems of innovation and sustainability. By employing an action research methodology and fostering collaboration among students and professors with diverse academic backgrounds and from different countries, including Brazil, Chile, and South Africa, this paper presents a multiregional and interdisciplinary perspective that sets it apart from conventional practices. The emphasis on providing actionable insights and its potential applicability for universities, professors, and researchers involved in training future professionals further underscore its distinctive contribution to education for sustainable development. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Campinas, Sch Mech Engn, BR-13083860 Campinas, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos, Dept Prod Engn, BR-18052780 Sorocaba, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Prebiteriana Mackenzie, Sch Engn, BR-01302907 Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Fac Sci & Engn, BR-17602496 Tupa, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Fac Econ Adm & Accounting, BR-14040900 Ribeirao Preto, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Campinas, Sch Appl Sci, BR-13484350 Limeira, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | North West Univ, Sch Management Sci, Vanderbijlpark, South Africa | - |
| Descrição: dc.description | State Univ Para, Dept Prod Engn, Belem, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Catolica Norte, Dept Ingn Ind, Antofagasta 1270709, Chile | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Fac Sci & Engn, BR-17602496 Tupa, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 304145/2021-1 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 303924/2021-7 | - |
| Formato: dc.format | 155-172 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Mdpi | - |
| Relação: dc.relation | World | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | corporate sustainability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | corporate social responsibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | management education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | training for managers | - |
| Título: dc.title | Training Future Managers to Address the Challenges of Sustainable Development: An Innovative, Interdisciplinary, and Multiregional Experience on Corporate Sustainability Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: