Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.creator | Donadio, João Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | De-Sousa, Karolini Tenffen | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Rodrigo de Nazaré Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Teresa Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Hötzel, Maria José | - |
Autor(es): dc.creator | Deniz, Matheus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:23:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:23:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3168/jds.2024-25159 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/298003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/298003 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to evaluate the effects of early group housing on the performance, health, and behavior of dairy calves during the preweaning period using systematic and meta-analysis approaches. Peer-reviewed articles written in English that compared dairy calves individually and group-housed with performance, health, or behavior outcomes were collected from Web of Science, PubMed, and CABDirect databases. The resulting articles (n = 850) underwent a 4-step appraisal process following the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses protocols, resulting in a final sample of 51 articles containing 85 studies. The weighted or standardized mean differences between individually housed and group-housed (pair or group with >2 calves) calves were analyzed for each variable using the DerSimonian and Laird methods. Heterogeneity between calf housing systems was evaluated by the χ2 test and I2 statistics. A meta-regression analysis was conducted to identify categorical covariate effects for variables with high heterogeneity. Most of the studies included in this review evaluated female calves (45.8%) weaned at 8 wk old (52.6%). Housing systems were mainly paired housing (55.3%), followed by groups of 3 to 6 calves (30.65) and groups of 7 to 15 calves (4.7%). We did not find studies with comparable outcomes for more robust health parameters (as occurrence of diseases), only blood parameters, that were not influenced by the housing system. However, weight gain and feed intake parameters were higher in group-housed calves. Through the meta-regression, we found that ADG was positively affected by the group housing in studies with calves housed in small pen areas (<1.5 m2 per calf). Group-housed calves presented more active behaviors (feeding and playing) and less stress-related behaviors (self-grooming and interacting with the pen) than individually housed calves. The behavioral tests most used were novel object, human approach, novel environment, and social tests. Individually housed calves presented fewer vocalizations on these tests and spent more time interacting with humans during the human approach test than group-housed calves. Our findings provide consistent evidence that group housing improves the welfare of dairy calves; however, the effects on health parameters are still scarce and unclear. | - |
Descrição: dc.description | Grupo de Estudos em Bovinos Leiteiros Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pecuária Sudeste, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina | - |
Descrição: dc.description | Grupo de Estudos em Bovinos Leiteiros Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 954-967 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Dairy Science | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | dairy cattle | - |
Palavras-chave: dc.subject | growth | - |
Palavras-chave: dc.subject | individual housing | - |
Palavras-chave: dc.subject | social enrichment | - |
Palavras-chave: dc.subject | welfare | - |
Título: dc.title | A meta-analysis approach to evaluate the effects of early group housing on calf performance, health, and behavior during the preweaning period | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: