Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | State University of New York Brockport | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
Autor(es): dc.creator | Zhang, Jie | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Luciana Marolla | - |
Autor(es): dc.creator | Hashimoto, Marcelo Setsuo | - |
Autor(es): dc.creator | da Rocha, Eduardo Pimentel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:53:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:53:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2025.1421250 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297980 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297980 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: The COVID-19 pandemic generated concerns about people’s life and future globally. Regarding education, students worldwide faced problems (personal, social and/or economic) to continue studying. In this study, we investigated the perceptions of Brazilian undergraduate students who received university assistance during the COVID-19 pandemic, examining the positive and negative aspects of remote learning and assessing the impact of the assistance on student retention at the university. Methods: 127 students participated in the study. Data was obtained through an online survey. The snowball technique was used to collect data. Results: Being close to family, reduced expenses on campus, flexible schedules, and the ability to review lessons and related materials outside of class were the positive factors listed by the students. These positive factors may have contributed to reducing stress caused by COVID-19, increasing student retention and course completion rate, and improving student’s quality of life. On the contrary, participants reported negative aspects, such as lack of internet access, excess of activities, concerns about teaching quality, inadequate study environments, family-related problems, and insufficient materials and technology tools. Discussion: Despite the fears and insecurities, the pandemic brought to the students, our study found that the help offered by the university to students proved to be beneficial, positively impacting student development and retention. Notably, 89 participating students (70.08%) completed all courses without experiencing any personal, social, or educational setbacks caused by the pandemic. | - |
Descrição: dc.description | Department of Education School of Sciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Education and Human Development State University of New York Brockport | - |
Descrição: dc.description | Department of Education School of Sciences São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | remote learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | university assistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | university students | - |
Título: dc.title | Positive and negative aspects of remote learning during the COVID-19 pandemic in the view of Brazilian university students who received university assistance | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: