Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Osvaldo Miguel Sepulveda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:31:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:31:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297916 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297916 | - |
Descrição: dc.description | This article presents two experiences of innovation in primary and secondary education, with the aim of discussing the importance of fieldwork or study visits in the teaching of Geography and History. The innovation consists of incorporating the fieldwork technique in different educational contexts with the aim of allowing students to understand, from a critical perspective, the local reality and act towards its transformation based on problematizing the surroundings, with the aim of building and developing democratic education and citizenship training. The experiments were carried out in different projects, in Brazil and Chile. To cover the presentation of experiences, we first address spatial thinking in the curriculum and fieldwork as a methodological strategy in Geography and History. The specific practices and curricula of each of the schools are presented below. Finally, in the final considerations, we point out the similarities and differences between practices and the importance of initial teacher training and school organization so that Fieldwork, as a methodological tool, can be carried out. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Fac Filosofia Ciencias, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Inst Polit Publ & Relacoes Internacionais, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Fac Filosofia Ciencias, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Inst Polit Publ & Relacoes Internacionais, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 420-428 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Fed Goias, Inst Estudos Socio-ambientais | - |
Relação: dc.relation | Atelie Geografico | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chile | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Título: dc.title | Fieldwork in teaching Geography and History: formative experiences in Brazil and Chile | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: