
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wageningen University and Research | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Verweij, Emma E. | - |
| Autor(es): dc.creator | Pena, João Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Assis, Julia C. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11252-025-01686-7 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297856 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297856 | - |
| Descrição: dc.description | One way people living in urban areas interact with wildlife is through encounters with birds. Research shows that visual and acoustic interactions with birds enhance the quality of life for city residents. However, global habitat loss and fragmentation have led to declines in most urban bird populations. As urbanization accelerates worldwide, it is essential to find ways for bird populations to thrive in cities while meeting citizens’ cultural ecosystem service needs. This study utilized least-cost path models to identify (i) potential ecological corridors between green spaces for six Dutch urban bird species experiencing population decline and (ii) locations that present a high likelihood of encounters between these birds and pedestrians in urbanized areas. Using expert knowledge, we simulated multiple least-cost corridors among nine green spaces in the Municipality of Utrecht. Additionally, we determined the best potential paths for pedestrians between the same nine green spaces based on citizen science data. Our results revealed that the multi-species nature of bird corridors varies, and there is limited overlap between these corridors and the simulated pedestrian paths. Nonetheless, most bird corridors are situated within 20 m of pedestrian paths, indicating hotspot areas with high potential for bird-pedestrian encounters, particularly near the Utrecht city center. We contend that locations where pedestrian paths intersect or are close to the simulated bird corridors are ideal for interventions aimed at increasing landscape permeability for the six bird species, ultimately enhancing the chances of encounters between birds and pedestrians. Finally, we proposed conservation measures based on our findings that benefit both the studied bird guilds’ population growth and the daily lives of citizens. | - |
| Descrição: dc.description | Landscape Architecture and Spatial Planning Department of Environmental Sciences Wageningen University and Research | - |
| Descrição: dc.description | Araucária Sustainability and Innovation Lab (LASI) Environmental Studies Center (CEA) São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Araucária Sustainability and Innovation Lab (LASI) Environmental Studies Center (CEA) São Paulo State University (UNESP) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Urban Ecosystems | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Human-nature interaction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Landscape connectivity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiple least-cost corridors | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban bird species | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban green | - |
| Título: dc.title | Identifying urban hotspots of potential bird and pedestrian encounters through corridor overlap | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: