Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa (UFV) | - |
Autor(es): dc.contributor | Agronomic Institute (IAC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Isabela Malaquias Dalto | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Wander Luis Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Juliano, Pedro Henrique Gatto | - |
Autor(es): dc.creator | Modesto, Viviane Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Girardi, Vitória Almeida Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza Júnior, Nelson Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Naiane Antunes Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Aline Marchetti Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Galindo, Fernando Shintate | - |
Autor(es): dc.creator | Andreotti, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:14:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:14:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/agronomy15020416 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297851 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297851 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to evaluate which of five commonly used methodologies for agricultural gypsum application in no-tillage systems under tropical agricultural conditions is the most efficient in sandy soils. The evaluation focused on soil chemical and physical properties, nutrient movement through the soil profile, and crop productivity. Methods: Soil layers of 0–0.20 m and 0.20–0.40 m were analyzed. Data were subjected to analysis of variance, and means were compared using Student’s t-test (p < 0.05). Principal component analysis (PCA) and multivariate analysis were also performed. Results: An increase in calcium (Ca), potassium (K), and sulfur (S) contents was observed at the analyzed soil depths, along with a reduction in subsurface aluminum saturation (m%). Gypsum application also increased the dry matter yield of cover crops. Conclusions: For sandy soils under no-tillage systems with high nutrient export, aiming to improve soil fertility and aggregation, the gypsum application methodologies proposed by Caires and Guimarães or Raij and collaborators are recommended. According to multivariate analysis, these methodologies showed the best correlation with base saturation (V%), a key indicator of soil fertility. Additionally, the Caires and Guimarães method demonstrated a stronger correlation with maize productivity. However, none of the evaluated methodologies increased soybean yields. | - |
Descrição: dc.description | Department of Biochemistry and Molecular Biology Universidade Federal de Viçosa, MG | - |
Descrição: dc.description | Advanced Research Center for Rubber Tree and Agroforestry Systems Agronomic Institute (IAC), SP | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Agronomy—Soil Science School of Agricultural and Veterinary Sciences Department of Soils and Fertilizers São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Plant Health Rural Engineering and Soils College of Engineering São Paulo State University—UNESP-FEIS, SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Plant Production College of Agricultural and Technological Sciences São Paulo State University—UNESP—FCA, SP | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Agronomy—Soil Science School of Agricultural and Veterinary Sciences Department of Soils and Fertilizers São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Plant Health Rural Engineering and Soils College of Engineering São Paulo State University—UNESP-FEIS, SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Plant Production College of Agricultural and Technological Sciences São Paulo State University—UNESP—FCA, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Agronomy | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | soil fertility | - |
Palavras-chave: dc.subject | soil health | - |
Palavras-chave: dc.subject | soil profile | - |
Título: dc.title | Methodologies for Agricultural Gypsum Application Recommendations in No-Tillage Systems on Tropical Sandy Soils † | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: