
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Messias, Rozana Aparecida Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | de Alcântara Zakir, Maisa | - |
| Autor(es): dc.creator | Parisotto, Ana Luzia Videira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:21:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:21:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-33830-4_3 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297751 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297751 | - |
| Descrição: dc.description | This chapter focuses on the observation of Teletandem practices as a context of democratization of foreign language and culture knowledge to students from the popular classes. From the understanding of foreign language knowledge as a cultural capital valued socially, we propose a discussion about the practices and public policies of teaching foreign languages in Brazil in the light of a critical perspective of education for foreign languages and cultures. Based on this discussion, we analyzed the profile of students of Letters who practice Teletandem at UNESP-Assis, based on a questionnaire specifically applied for this purpose. Methodologically based on a qualitative research perspective, we observed the reflexes of the participation of students in the Teletandem Program in their education. The results of the research corroborate the role of Teletandem as the first virtual exchange for most participants indicate the possibility of changes in the process of filling vacancies among registrants and ratify the importance of this telecollaborative practice as a context of intercultural contact in the language teacher education. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Sciences Humanities and Languages | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Technology and Sciences | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Sciences Humanities and Languages | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Technology and Sciences | - |
| Formato: dc.format | 35-54 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Language, Culture and Literature in Telecollaboration Contexts | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democratization of knowledge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language and culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telecollaborative contexts | - |
| Título: dc.title | Democratization of knowledge of language and culture in a telecollaborative context: Reflections based on critical pedagogy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: