
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Mariana Vitti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:19:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:19:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-10135-9_3 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297728 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297728 | - |
| Descrição: dc.description | This chapter presents the concept of abduction in the context of Peircean General Theory of Signs or Semiotics. It introduces the role of abduction, understood as a hypothesis-making reasoning, in the dynamic, collective, and meaning-making process of sign action, or semiosis. In general terms, abduction can be described as an ampliative form of argument which starts from a surprising fact, something unexpected, some state of doubt or curiosity and concludes provisionally with a reasonable hypothesis that is worth of further investigation. It describes the semiotic structure of abduction by highlighting the role of iconicity in the elaboration of possible imaginary scenarios by the unveiling of clue-like signs in order to conceive plausible explanations about the object under investigation. Illustrative examples of abduction, in science and daily life, are given to aid the understanding of the semiotic nature of abductive reasoning. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Philosophy Faculty of Philosophy and Sciences São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Department of Philosophy Faculty of Philosophy and Sciences São Paulo State University | - |
| Formato: dc.format | 21-42 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Handbook of Abductive Cognition | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abduction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Making processes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meaning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pragmaticism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific discovery | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiosis | - |
| Título: dc.title | Abduction and Semiosis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: