
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense (UFF) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Luna, Willian Fernandes | - |
| Autor(es): dc.creator | Paladino, Mariana | - |
| Autor(es): dc.creator | Cyrino, Eliana Goldfarb | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:47:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:47:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320242912.14582023EN | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297685 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297685 | - |
| Descrição: dc.description | In recent decades, affirmative actions have enabled Indigenous people to access medical school, historically occupied by white people with high family incomes. This research analyzed experiences of otherness by Indigenous people in federal medical schools. This qualitative, exploratory study adopted interviews and conversation circles, with the participation of 40 students from 15 courses. We established four categories of analysis: encounter between “strangers” and the medical school; differences and inequalities; relationships with students and teachers; and conflicts and transformations. We noticed that medical schools are unwelcoming to Indigenous people, with racism, intole-rance, and tutelage, when their differences become inequalities, resulting from structural processes in these Brazilian institutions. The Indigenous presence in medical courses reveals social inequalities, causes conflicts, and initial trans-formations, pointing out paths for plurality and social justice, and possibilities for medical education with visibility and actions for the health of Indigenous peoples. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Medicina Universidade Federal de São Carlos, Rod. Washington Luis, km 235, SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Fundamentos Pedagógicos Faculdade de Educação Universidade Federal Fluminense, RJ | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/09426-7 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Relação: dc.relation | Ciencia e Saude Coletiva | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health Disparate Minority and Vulnerable Populations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health of Indigenous Peoples | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indigenous Peoples | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medical Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public Policy | - |
| Título: dc.title | Outsiders at Medical School: Indigenous experiences in medical courses at Brazilian federal universities | - |
| Título: dc.title | “Extraños” en la Facultad de Medicina: experiencias indígenas en las carreras de medicina de las universidades federales brasileñas | - |
| Título: dc.title | “Estranhos” na Escola Médica: experiências indígenas em cursos de medicina de universidades federais brasileiras | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: