Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Pitágoras – UNOPAR | - |
Autor(es): dc.creator | Zamboti, Camile Ludovico | - |
Autor(es): dc.creator | Bertin, Larissa Dragonetti | - |
Autor(es): dc.creator | Krinski, Gabriela Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Humberto | - |
Autor(es): dc.creator | Pimpão, Heloise Angélico | - |
Autor(es): dc.creator | Junior, Emanuel Gois | - |
Autor(es): dc.creator | Pitta, Fabio | - |
Autor(es): dc.creator | Camillo, Carlos Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:26:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:26:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.36416/1806-3756/e20240248 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297673 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297673 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To investigate the relationship between the timed “up and go” (TUG) test and physical activity in daily life (PADL) in patients with interstitial lung disease (ILD) and propose a cutoff point to identify physically inactive individuals. Methods: Participants performed the TUG test at a usual pace (TUGusual) and at a fast pace (TUGfast). Exercise capacity was assessed by the six-minute walk test, lung function was assessed by whole-body plethysmography, quadriceps strength was assessed by maximal voluntary isometric contraction, and PADL was assessed by an activity monitor worn for six consecutive days. PADL variables included number of steps/day, time spent/day in activities of different intensities, and time spent/day in different postures. A ROC curve was plotted to identify physically inactive individuals on the basis of daily steps (5,000 steps/day) and moderate to vigorous physical activity (MVPA; 30 min/day). Results: Fifty-three ILD patients (26 women, with a mean age of 60 ± 11 years) were included in the study. TUGusual and TUGfast correlated moderately with the number of steps/day and time spent/day in light physical activity and MVPA (−0.60 < r < −0.41; p < 0.05 for all). ROC curves for TUGusual showed that the cutoffs of ≥ 9.25 s and ≥ 7.9 s can identify physically inactive individuals on the basis of 5,000 steps/day (AUC: 0.73; sensitivity, 76%; specificity, 70%) and 30 min/day of MVPA (AUC: 0.85; sensitivity, 90%; specificity, 75%). Participants who performed worse on TUGusual (i.e., ≥ 9.25 s) showed lower peripheral muscle strength, exercise capacity, and PADL. Conclusions: Performance on TUGusual and TUGfast correlates moderately with PADL in patients with ILD. A TUGusual performance ≥ 9.25 s appears to be able to identify physically inactive individuals in this population. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fisioterapia Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Respiratória – LFIP – Universidade Estadual de Londrina, PR | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fisioterapia Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciências da Reabilitação Universidade Pitágoras – UNOPAR, PR | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Clínica Cirúrgica da Universidade Estadual de Londrina, PR | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fisioterapia Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 311221/2021-1 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 426509/2018-8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Jornal Brasileiro de Pneumologia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activities of daily living | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lung diseases, interstitial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical functional performance | - |
Título: dc.title | Timed “up and go” to identify physically inactive individuals with interstitial lung disease | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: