Programa Promove-Pais adaptado para responsáveis de crianças e adolescentes com TDAH

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulo (USP)-
Autor(es): dc.creatorAbrahão, Anaísa Leal Barbosa-
Autor(es): dc.creatorElias, Luciana Carla Dos Santos-
Autor(es): dc.creatorBolsoni-silva, Alessandra Turini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:46:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:46:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0001BR-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/297625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297625-
Descrição: dc.descriptionLas prácticas educativas parentales influyen en el repertorio comportamental de los hijos. El objetivo de este trabajo fue verificar los efectos del Programa Promove-Pais adaptado al repertorio comportamental de niños y adolescentes diagnosticados con trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) y de su cuidadora principal. Participaron siete escolares y sus cuidadores; quienes fueron evaluados antes y después de la intervención mediante un Guion de Entrevista de Habilidades Socioeducativas Parentales (RE- HSE-P), la escala de Conners y el Sistema de Calificación de Habilidades Sociales (SSRS-BR). Se observó un aumento de las conductas hábiles, una reducción de los problemas de conducta y de los síntomas de TDAH en los niños/adolescentes, y una reducción de las prácticas educativas negativas y un aumento de las habilidades socioeducativas en las cuidadoras. Se concluye que el programa generó efectos positivos, además de ser bajo coste.-
Descrição: dc.descriptionAs práticas educativas parentais atuam sobre o repertório comportamental dos filhos. O objetivo deste trabalho é verificar os efeitos do programa Promove-Pais adaptado ao repertório comportamental de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH e de sua cuidadora principal. Participaram sete pessoas em período escolar e suas respectivas cuidadoras, avaliados antes e após a intervenção por meio do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), Escala de Conners e Social Skills Rating System (SSRS-BR). Observou-se aumento em comportamentos habilidosos, redução de problemas de comportamento e sintomatologia de TDAH nas crianças/adolescentes e redução de práticas educativas negativas e aumento de habilidades sociais educativas nas cuidadoras. Conclui-se que o programa gerou efeitos positivos, além de ter baixo custo.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-
Descrição: dc.descriptionUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação-
Relação: dc.relationPro-Posições-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectcrianças-
Palavras-chave: dc.subjectadolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas educativas parentais-
Palavras-chave: dc.subjectintervenção-
Título: dc.titlePrograma Promove-Pais adaptado para responsáveis de crianças e adolescentes com TDAH-
Título: dc.titlePrograma Promote-Parents adaptado para padres de niños y adolescentes con TDAH-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.