
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Abrahão, Anaísa Leal Barbosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Elias, Luciana Carla Dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Bolsoni-silva, Alessandra Turini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:46:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:46:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0001BR | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297625 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297625 | - |
| Descrição: dc.description | Las prácticas educativas parentales influyen en el repertorio comportamental de los hijos. El objetivo de este trabajo fue verificar los efectos del Programa Promove-Pais adaptado al repertorio comportamental de niños y adolescentes diagnosticados con trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) y de su cuidadora principal. Participaron siete escolares y sus cuidadores; quienes fueron evaluados antes y después de la intervención mediante un Guion de Entrevista de Habilidades Socioeducativas Parentales (RE- HSE-P), la escala de Conners y el Sistema de Calificación de Habilidades Sociales (SSRS-BR). Se observó un aumento de las conductas hábiles, una reducción de los problemas de conducta y de los síntomas de TDAH en los niños/adolescentes, y una reducción de las prácticas educativas negativas y un aumento de las habilidades socioeducativas en las cuidadoras. Se concluye que el programa generó efectos positivos, además de ser bajo coste. | - |
| Descrição: dc.description | As práticas educativas parentais atuam sobre o repertório comportamental dos filhos. O objetivo deste trabalho é verificar os efeitos do programa Promove-Pais adaptado ao repertório comportamental de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH e de sua cuidadora principal. Participaram sete pessoas em período escolar e suas respectivas cuidadoras, avaliados antes e após a intervenção por meio do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), Escala de Conners e Social Skills Rating System (SSRS-BR). Observou-se aumento em comportamentos habilidosos, redução de problemas de comportamento e sintomatologia de TDAH nas crianças/adolescentes e redução de práticas educativas negativas e aumento de habilidades sociais educativas nas cuidadoras. Conclui-se que o programa gerou efeitos positivos, além de ter baixo custo. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UNICAMP - Faculdade de Educação | - |
| Relação: dc.relation | Pro-Posições | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | práticas educativas parentais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | intervenção | - |
| Título: dc.title | Programa Promove-Pais adaptado para responsáveis de crianças e adolescentes com TDAH | - |
| Título: dc.title | Programa Promote-Parents adaptado para padres de niños y adolescentes con TDAH | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: