
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Moraes, Tatiana Schneider Vieira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Zibordi, Maira Isabel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:40:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:40:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/43.2023.23887 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297608 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297608 | - |
| Descrição: dc.description | This exhibition discusses issues related to Initiation to Natural Sciences in Early Childhood Education, affirming the child's right to appropriate the knowledge produced by humanity. The goal of this work is to identify signs of children's engagement with investigative actions and, with this perspective, an Investigative Teaching Sequence was elaborated and applied to children of Early Childhood Education. Qualitative research guided the production of data relating to children's records, which were analysed based on evidence associated with the scientific investigation. The results showed that the actions developed in the Kindergarten contributed to the child's understanding of the terrarium construction process, the use of materials and the observation of phenomena as evidence for the investigation process. These actions are fundamental for the theoretical-scientific instrumentalization of the teacher, intentionally guiding their pedagogical practice, as well as offering real opportunities for the integral development of the child. | - |
| Descrição: dc.description | Unesp Rio Claro, Inst Biociencias, Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Unesp Assis Assis, Fac Ciencias & Letras, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Unesp Rio Claro, Inst Biociencias, Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Unesp Assis Assis, Fac Ciencias & Letras, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 16 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Nove Julho | - |
| Relação: dc.relation | Dialogia | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | early childhood education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | initiation to Natural Science | - |
| Título: dc.title | Early Childhood Education and Natural Sciences: introduction to scientific investigative | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: