
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | RS | - |
| Autor(es): dc.contributor | DF | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
| Autor(es): dc.contributor | Scholarship holder at the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Scholarship holder at the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santin Júnior, Lacir José | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Bianca Gonzalez | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini | - |
| Autor(es): dc.creator | Vazquez, Ana Claudia Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Marziale, Maria Helena Palucci | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Isabel Amelia Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Freire, Neyson Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Schaufeli, Wilmar B. | - |
| Autor(es): dc.creator | De Witte, Hans | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Fernanda Ludmilla Rossi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.7367.4425 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297573 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297573 | - |
| Descrição: dc.description | OBJECTIVE: to analyze the validity evidence of the BAT - General version in a sample of Brazilian nursing workers. METHOD: a cross-sectional study design with non-probability sampling method was used among 3594 Brazilian nursing workers. The validity evidence was assessed by means of analysis based on the internal structure, on the relations to external variables, and on response process of the items. RESULTS: the factor models of the BAT - General version showed goodness-of-fit to the data. However, the complete factor model enabled a better understanding of burnout syndrome in the sample. It was attested the BAT - General version dimensions were positively correlated with depression, anxiety and stress symptoms and negatively correlated with job satisfaction and satisfaction with life. The validity evidence analysis based on response process of the items revealed that BAT - General version works properly both in the group of nursing workers who reported having emotional or psychological health problems and in the group who denied these problems. CONCLUSION: the results provided robust validity evidence of the BAT - General version in Brazilian nursing workers. BACKGROUND: (1) BAT - General version was shown to be a robust and consistent instrument. (2) BAT - General version can become an important management tool for nursing leaders. (3) It is a tool that can be used in the individual assessment of burnout symptoms. (4) BAT - General version should not be used for clinic diagnosis of burnout. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto PAHO/WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Ciências da Saúde Departamento de Psicologia RS | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Federal de Enfermagem DF | - |
| Descrição: dc.description | Katholieke Universiteit Leuven Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
| Descrição: dc.description | Scholarship holder at the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Scholarship holder at the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas | - |
| Formato: dc.format | e4425 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Relação: dc.relation | Revista latino-americana de enfermagem | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Psychometric properties of the Burnout Assessment Tool - General version in nursing workers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: