Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Agostini, Gabriela | - |
Autor(es): dc.creator | Massi, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:48:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:48:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p65 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297542 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297542 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this article is to investigate how area 46, as an institutionalized space in CAPES, is positioned in relation to the academic-scientific field, disputing spaces of power. This is documentary research, with primary and secondary source texts. Based on Pierre Bourdieu's theory of fields, a socio-analysis of the area was carried out. We seek in each text to analyze the historical facts and the relationships between agents and institutions in the disputes over the area and in the constitution of this space. The analysis covers three important moments that organize the text: i) the context of the origin of area 46 at CAPES; ii) the struggle around the critical moment of change of the area, from Science and Mathematics Teaching to Teaching; iii) its expansion, consolidation, and search for autonomy in the field. The results show that its emergence resulted from several factors and agents interested and positioned for this purpose. From this complex story we highlight the role of the Professional Master course, who have marked the structure of area 46 since the beginning to the present day. We can say that the Professional Master represents the real sense of the game for the area as part of the academic-scientific field. It also highlights the struggle and organization of the agents linked to Science and Mathematics Teaching for the non-fragmentation and maintenance of this space as an autonomous area in the field, even though this struggle has been lost partly. Nowadays, area 46 still faces several disputes for better positions in the field, such as the search for more fostering, recognition, autonomy, and participation in CAPES actions involving issues related to education. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP), Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campos Ville, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP), Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campos Ville, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | 65-91 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bourdieu's Field Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | research area | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Area | - |
Título: dc.title | Area 46 in CAPES: origin, changes and consolidation as “teaching area” in the academic-scientific field | - |
Título: dc.title | A ÁREA 46 NA CAPES: ORIGEM, MUDANÇAS E CONSOLIDAÇÃO COMO “ENSINO” NO CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: