
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mielo, Eduardo Guimaraes | - |
| Autor(es): dc.creator | Sabia, Claudia Pereira de Padua | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:07:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:07:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297517 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297517 | - |
| Descrição: dc.description | This article discusses the impact of educational accountability policies based on large-scale assessments on the continuing education of teachers and the quality of basic education in Brazil. The study aims to identify how the results of student performance in external assessments (Basic Education Assessment System- Saeb and the Performance Assessment System of the State of S & atilde;o Paulo- Saresp) and their indicators are used to determine the distribution of resources from the Programa de A & ccedil;& otilde;es Articuladas (PAR) and verify the consequences on teacher training from the perspective of Integral Education. Although assessments are seen as tools to achieve quality in education, they end up focusing on meeting goals and indicators, to the detriment of continuous and full teacher and student training. The dissonances between educational policies and pedagogical practice are also highlighted, noting that the pressure to obtain good results in assessments can limit the autonomy of teachers in teacher training programs at state level. It is concluded that accountability policies, by prioritizing quantitative results, disregard the individual needs of students and the human and critical training necessary for a comprehensive and quality education. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP Programa Posgrad Educ, Fac Filosofia & Ciencias, Ave Hygino Muzzi Filho 737, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP Programa Posgrad Educ, Fac Filosofia & Ciencias, Ave Hygino Muzzi Filho 737, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | 24 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Norte Tocantins-ufnt | - |
| Relação: dc.relation | Revista Brasileira De Educacao Do Campo-brazilian Journal Of Rural Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | accountability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | integral education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | large-scale assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educational policies | - |
| Título: dc.title | Accountability and continuing teacher training: dissonances in offering an integral education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: