Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | North-West University | - |
Autor(es): dc.contributor | Imperial College London | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Nigeria | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Waterloo | - |
Autor(es): dc.contributor | Michoacan University of San Nicolas de Hidalgo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Chukwudi, Uchechukwu Paschal | - |
Autor(es): dc.creator | Babalola, Olubukola Oluranti | - |
Autor(es): dc.creator | Glick, Bernard R. | - |
Autor(es): dc.creator | Santoyo, Gustavo | - |
Autor(es): dc.creator | Rigobelo, Everlon Cid | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:00:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:00:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11104-025-07446-y | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297511 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297511 | - |
Descrição: dc.description | Background and aims: Drought stress is a challenge to maize (Zea mays L.) production, especially in an era of unpredictable climate change and weather extremes. Maize is a source of calories for millions of people all over the world. It is a food security crop, and any yield loss has food security implications. This study examines the effects of soil microbes on maize growth and yield under drought conditions, focusing on field-based experiments. Methods: This review follows PRISMA guidelines to systematically evaluate studies on the field effects of soil microbes on maize growth and yield under drought stress. A comprehensive search across multiple scientific databases using specific keywords and Boolean operators identified 78 manuscripts published between 2010 and 2024. After applying inclusion and exclusion criteria, only 9 studies met the criteria for microbial application in maize fields under drought conditions. Results: Microbial Biofertilizer applications enhance maize performance compared to uninoculated plants. Complementary application of biofertilizer together with conventional fertilizers outperforms sole application of biofertilizer in ameliorating drought stress in maize under field conditions. This study highlights some mechanisms through which soil microbes contribute to drought tolerance, the influence of environmental factors and host plant characteristics on microbial inoculants' effectiveness. Conclusions: The diverse array of growth-promoting microbial species available and their application methods offer significant potential for improving agricultural resilience. By integrating microbial technologies into farming practices, the challenges posed by climate change to food security may be reduced, thus contributing to sustainable agricultural production. | - |
Descrição: dc.description | Food Security and Safety Focus Area Faculty of Natural and Agricultural Sciences North-West University | - |
Descrição: dc.description | Department of Life Sciences Imperial College London, Silwood Park Campus Buckhurst Road, Berkshire | - |
Descrição: dc.description | Department of Crop Science University of Nigeria | - |
Descrição: dc.description | Department of Biology University of Waterloo | - |
Descrição: dc.description | Institute of Chemical and Biological Research Michoacan University of San Nicolas de Hidalgo | - |
Descrição: dc.description | Agricultural and Livestock Microbiology Postgraduate Program School of Agricultural and Veterinarian Sciences São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Agricultural and Livestock Microbiology Postgraduate Program School of Agricultural and Veterinarian Sciences São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Plant and Soil | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arbuscular mycorrhizal fungi | - |
Palavras-chave: dc.subject | Climate change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Food security | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plant growth-promoting bacteria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable agriculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zea mays L | - |
Título: dc.title | Field application of beneficial microbes to ameliorate drought stress in maize | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: