“Estranhos” na Escola Médica: experiências indígenas em cursos de medicina de universidades federais brasileiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLuna, Willian Fernandes-
Autor(es): dc.creatorPaladino, Mariana-
Autor(es): dc.creatorCyrino, Eliana Goldfarb-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:34:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:34:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1413-812320242912.14582023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/297499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297499-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas, ações afirmativas possibilitaram o acesso de indígenas na graduação de medicina, historicamente ocupada por pessoas brancas e de renda familiar elevada. Esta pesquisa analisou experiências de alteridade experienciadas por indígenas em escolas médicas federais. Trata-se de estudo exploratório, com abordagem qualitativa, com uso de entrevistas e rodas de conversa, com participação de 40 estudantes de 15 cursos. Foram quatro categorias de análise: encontro dos “estranhos” com a escola médica; diferenças e desigualdades; relações com estudantes e professores; conflitos e transformações. Percebeu-se que as escolas médicas são pouco acolhedoras aos indígenas, com práticas de racismo, intolerância e tutela, quando suas diferenças se tornam desigualdades, consequências de processos estruturais dessas instituições e da sociedade brasileira. A presença indígena nos cursos de medicina revela desigualdades sociais, provoca conflitos e transformações iniciais, apontando caminhos para pluralidade e justiça social, bem como possibilidades para uma educação médica com visibilidade e ações para a saúde dos povos indígenas.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal de São Carlos, Departamento de Medicina-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2019/09426-7-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva-
Relação: dc.relationCiência & Saúde Coletiva-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médica-
Palavras-chave: dc.subjectPovos indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectAções afirmativas-
Palavras-chave: dc.subjectPopulações Desiguais em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde indígena-
Título: dc.title“Estranhos” na Escola Médica: experiências indígenas em cursos de medicina de universidades federais brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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