
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Luna, Willian Fernandes | - |
| Autor(es): dc.creator | Paladino, Mariana | - |
| Autor(es): dc.creator | Cyrino, Eliana Goldfarb | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:34:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:34:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320242912.14582023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297499 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297499 | - |
| Descrição: dc.description | Nas últimas décadas, ações afirmativas possibilitaram o acesso de indígenas na graduação de medicina, historicamente ocupada por pessoas brancas e de renda familiar elevada. Esta pesquisa analisou experiências de alteridade experienciadas por indígenas em escolas médicas federais. Trata-se de estudo exploratório, com abordagem qualitativa, com uso de entrevistas e rodas de conversa, com participação de 40 estudantes de 15 cursos. Foram quatro categorias de análise: encontro dos “estranhos” com a escola médica; diferenças e desigualdades; relações com estudantes e professores; conflitos e transformações. Percebeu-se que as escolas médicas são pouco acolhedoras aos indígenas, com práticas de racismo, intolerância e tutela, quando suas diferenças se tornam desigualdades, consequências de processos estruturais dessas instituições e da sociedade brasileira. A presença indígena nos cursos de medicina revela desigualdades sociais, provoca conflitos e transformações iniciais, apontando caminhos para pluralidade e justiça social, bem como possibilidades para uma educação médica com visibilidade e ações para a saúde dos povos indígenas. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Medicina | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/09426-7 | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva | - |
| Relação: dc.relation | Ciência & Saúde Coletiva | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Povos indígenas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Populações Desiguais em Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde indígena | - |
| Título: dc.title | “Estranhos” na Escola Médica: experiências indígenas em cursos de medicina de universidades federais brasileiras | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: