Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | International Consulting Associates | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | School of Public Health | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Ana Clara Arrais | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Lorrane Cristine Conceição | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Jacyara Christina Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rhavenna Thais Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ruhena Kelber Abrão | - |
Autor(es): dc.creator | Parra, Maíra Tristão | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Heráclito Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | de Moraes, Augusto César Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento-Ferreira, Marcus Vinícius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:17:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:17:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2025059005974 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297497 | - |
Descrição: dc.description | OBJECTIVE: We tested the reliability and validity of the Perceived Stress Scale, an online questionnaire, among college students from low-income Brazilian regions. METHODS: We assessed 195 college students from a region with a Gini index of 0.56 for the validity study and a subsample of 117 students for the reliability study, where we evaluated the Perceived Stress Scale with the 14 original items. We also applied the shortened version of the Brief Symptom Inventory with 18 items (BSI-18). The psychometric properties analyzed, including temporal stability, internal consistency, and structural and convergent validity, were assessed using Spearman’s correlation coefficient, Cronbach’s alpha coefficient, unsupervised machine learning, and confirmatory factor analysis. RESULTS: The questionnaire showed acceptable reliability (temporal stability [rho ≥ 0.32] and internal consistency [alpha ≥ 0.79]. In construct validity, we identified two clusters, “helplessness” and “self-efficacy”, as structure solutions for our sample via unsupervised machine learning. An acceptable fit for the two-factor structure of the scale was indicated by multiple indices (chi-square/degrees of freedom [χ2/df] = 119/76; Tucker-Lewis Index [TLI] = 0.916; Comparative Fit Index [CFI] = 0.930; root mean square error of approximation [RMSEA] = 0.054; standardized root mean-squared residual [SRMR] = 0.078)) on confirmatory factor analysis. Moreover, convergent validity was supported by significant correlations of the BSI-18 Global Severity Index score with perception of helplessness (rho = 0.71) and self-efficacy (rho = -0.42). CONCLUSION: The Perceived Stress Scale, which is an online tool, is a reliable and valid self-report tool for college students. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Tocantins Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, TO | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão, MA | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Tocantins, TO | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina, SP | - |
Descrição: dc.description | International Consulting Associates | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Preventiva, SP | - |
Descrição: dc.description | University of Texas Health Science Center at Houston School of Public Health Department of Epidemiology | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina, SP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 402391/2021-7 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista de Saude Publica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult | - |
Palavras-chave: dc.subject | Income | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychometrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unsupervised Machine Learning | - |
Título: dc.title | Validity of Perceived Stress Scale in Brazilian low-income college students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: