Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Maria Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Depolli, Gabriel Trevizani | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Elma Heitmann Mares | - |
Autor(es): dc.creator | Moreti, Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Michelle Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:33:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:33:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2024.05.021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297438 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297438 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To compare and correlate musical performance anxiety (MPA) and vocal self-perception among amateur evangelical singers, focusing on the interaction between anxiety and aspects of performance in this sample. Method: This study employed a cross-sectional and quantitative approach, involving 75 amateur gospel singers from evangelical churches, aged between 18 and 59 years. Data collection included the administration of a sample identification and characterization questionnaire, the Brazilian Portuguese version of the Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), and the Singing Voice Handicap Index (S-VHI). The descriptive analysis used absolute and relative frequencies, measures of central tendency, and dispersion (mean and standard deviation [SD]). To compare the vocal self-assessment protocols and performance aspects, the Kruskal-Wallis test was applied. Spearman's correlation test was used for correlation analysis. All analyses were conducted with a significance level set at 5% (P < 0.05). Results: Vocal warm-up and cool-down activities, vocal discomfort after performance, and vocal self-assessment were significantly associated with scores on S-VHI, and the variable “instruments louder than voices” was associated with the K-MPAI score. Participants exhibited a mean K-MPAI score of 85.12 points (SD ± 36.6), and the vocal handicap of the sample had a mean score of 45.22 (SD ± 32.3). There was no statistically significant correlation between the protocols. Conclusion: Incorporating vocal warm-up and cool-down activities was significantly associated with lower scores on S-VHI. Conversely, those experiencing postperformance vocal discomfort exhibited higher scores on S-VHI. Moreover, the absence of correlation between the assessment protocols suggests that while significant levels of voice handicap were observed, a direct link to MPA cannot be definitively established. Overall, these findings contribute to a nuanced understanding of the multifaceted factors shaping vocal health and performance among amateur evangelical singers, thereby guiding future research and interventions in this field. | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology Department Universidade Federal do Espírito Santo—UFES, ES | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology and Audiology Department Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”—UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology and Audiology Department Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”—UNESP, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Voice | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and hearing sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Singing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voice | - |
Título: dc.title | Musical Performance Anxiety and Voice Handicap in Amateur Evangelical Singers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: