
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Santa Cruz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Bristol | - |
| Autor(es): dc.creator | Altino, Vanessa S. | - |
| Autor(es): dc.creator | Rezende, Darília C.B. | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Selene S.C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Aldrigui, Letícia G. | - |
| Autor(es): dc.creator | Roldan, Mar | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, José M.B. | - |
| Autor(es): dc.creator | Fureix, Carole | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendl, Michael | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira-Filho, Sérgio L.G. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:13:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:13:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1017/AWF.2023.49 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297421 | - |
| Descrição: dc.description | Monitoring the concentration of glucocorticoid metabolites (GCMs) in faecal samples is a noninvasive tool for physiological stress evaluation, particularly useful when studying wild species. However, both negative and positive stimuli (distress and eustress, respectively) can lead to a rise in glucocorticoids. Thus, besides validating whether GCM concentration in faeces reflects endogenous adrenal activity, we also need to identify behavioural indicators of distress to avoid misinterpretation. Therefore, we submitted four adult male spotted pacas (Cuniculus paca) to an exogenous adrenocorticotropic hormone (ACTH) challenge-test in a Latin square design (4 × 4) to monitor changes in the GCM concentration in faeces. We also aimed to describe behaviours potentially indicative of distress. We collected excreted faeces and video-recorded the animals’ behaviours for five consecutive days, one day before and four days after application of the following four treatments: 1st control (no-handling); 2nd control (intra-muscular [IM] injection of saline solution); low-dose ACTH (IM injection of 0.18 ml ACTH); and high-dose ACTH (IM injection of 0.37 ml ACTH). There was a peak in the concentration of GCM in faeces collected 24 h after the injection of the high-dose ACTH treatment. Additionally, independent of the treatments, spotted pacas spent less time on exploration and feeding states, while spending more time in the inactive but awake (IBA) state following the treatment application (challenge day). The use of GCM concentration in faecal samples together with the behavioural changes (less exploration and feeding, and more IBA) showed to be efficient as a non-invasive tool for welfare assessment of farmed spotted paca. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Santa Cruz, Rod., Jorge Amado, km 16, Bahia | - |
| Descrição: dc.description | Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos Departamento de Zootecnia Universidade Estadual Paulista (FCAV-UNESP), Jaboticabal | - |
| Descrição: dc.description | Bristol Veterinary School University of Bristol | - |
| Descrição: dc.description | Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos Departamento de Zootecnia Universidade Estadual Paulista (FCAV-UNESP), Jaboticabal | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Animal Welfare | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ACTH-challenge test | - |
| Palavras-chave: dc.subject | animal husbandry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | animal welfare | - |
| Palavras-chave: dc.subject | enzyme immunoassay | - |
| Palavras-chave: dc.subject | glucocorticoid metabolites | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inactive but awake | - |
| Título: dc.title | Validation of complementary non-invasive tools for stress assessment in spotted paca (Cuniculus paca) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: