
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ligia Bambil Daros Garcia, Yara | - |
| Autor(es): dc.creator | Porceli Alaniz, Érika | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:31:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:31:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22991.078 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297411 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297411 | - |
| Descrição: dc.description | The article analyzes the public-private partnership signed between the Institute of Co-responsibility for Education (ICE) and the State Department of Education, in the process of implementing the reform of Full-Time Secondary Education in Mato Grosso do Sul, Brazil, which began with the “School of Authorship” program (2014-2018). The aim was to identify the content of private entity interference in defining the education policy of the state education system. The research carried out was bibliographic, documentary and empirical. The results indicate that corporate social responsibility, supported by the legal framework at federal and state level, was the justification found by the third sector to work in education. The research results indicate that there is a transfer of responsibility, interference in education policy and subordination of state schools to the ideologies and form of didactic-pedagogical organization of this private Institute, which deepens the process of commodification of education in the respective state. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Universidade de São Paulo (FEUSP) Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Mestrado Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Marília | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Universidade de São Paulo (FEUSP) Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Mestrado Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Marília | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Praxis Educativa | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High School | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public-private | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
| Título: dc.title | Implications of private sector action in the reorganization of the middle level public school in Mato Grosso do Sul | - |
| Título: dc.title | Implicaciones de la actuación del sector privado en la reorganización de la escuela pública de nivel secundario en Mato Grosso do Sul | - |
| Título: dc.title | Implicações da atuação do setor privado na reorganização da escola pública de nível médio em Mato Grosso do Sul | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: