
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pervasive Technology Institute | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dept of Statistics | - |
| Autor(es): dc.contributor | California Digital Library | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Data Archiving and Networked Services | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of London | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fathom Data | - |
| Autor(es): dc.creator | Quick, Robert | - |
| Autor(es): dc.creator | Córdoba, Marcela Alfaro | - |
| Autor(es): dc.creator | Diggs, Stephen | - |
| Autor(es): dc.creator | Cobe, Raphael | - |
| Autor(es): dc.creator | Bezuidenhout, Louise | - |
| Autor(es): dc.creator | Shannahan, Hugh | - |
| Autor(es): dc.creator | Peterson, Bianca | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:02:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:02:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/ICHI57859.2023.00115 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297389 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297389 | - |
| Descrição: dc.description | Contemporary research, particularly when addressing the most significant transdisciplinary research challenges, cannot effectively be done without a range of skills relating to data management, data analysis, and cyberinfrastructure (CI). These data and CI skills are common to all disciplines that conduct data-centric research. Research Data Science acts as a vital component of the scientific process. In a grassroots attempt to address this gap, the CODATA-RDA Schools of Research Data Science (SoRDS) was founded in 2016 to provide instruction on foundational data science and open research concepts to early career researchers in low and middle-income countries. This partnership between international collaborators has since 2016 provided this training to over 1000 early career researchers in 24 events in 10 countries worldwide. The most recent event was held at Georgia Institute of Technology and focused on health equity and included researchers from minority-serving institutions in the southeast United States. This paper covers the background of the SoRDS project along with organization and curriculum details. It also covers the transition of the events from a non-domain-centric curriculum to spotlighting biological and social health equity data and what we learned to make future health-related events more engaging and valuable to the attendees. It also looks toward future events that will serve international students studying health informatics and other data-centric disciplines. | - |
| Descrição: dc.description | Indiana University Pervasive Technology Institute | - |
| Descrição: dc.description | University of California Santa Cruz Dept of Statistics | - |
| Descrição: dc.description | University of California Curation Center (UC3) California Digital Library | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University Center for Scientific Computing | - |
| Descrição: dc.description | Data Archiving and Networked Services | - |
| Descrição: dc.description | Royal Holloway University of London Department of Computer Science | - |
| Descrição: dc.description | Fathom Data | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University Center for Scientific Computing | - |
| Formato: dc.format | 663-667 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Proceedings - 2023 IEEE 11th International Conference on Healthcare Informatics, ICHI 2023 | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | curriculum development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | data-centric research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ethical data use | - |
| Palavras-chave: dc.subject | health equity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | minority serving institutions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | minority-led research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | open data | - |
| Palavras-chave: dc.subject | training | - |
| Título: dc.title | Foundational Data Science Training for Health Equity Researchers at Minority Serving Institutions: A SoRDS Event | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: