
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pupimperdonatti, Vera Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Lemes, Sebastiao De Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:13:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:13:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17223 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297323 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297323 | - |
| Descrição: dc.description | This work intends to present discussions related to the foundations of cognitive analysis of public policies through a conceptual theoretical framework that includes decisions, instrumentation and regulation that reverberate in the complexity of schooling in Brazil and, in a second place, based on such reflections, conceptualize the scholar institution and schooling in the context of territoriality. In view of the considerations presented based on a qualitative perspective, and with the purpose of reflecting on the bases of cognitive analysis of public policies, considerations about Brazilian education are addressed, aiming at a contextualized understanding of the concepts of cognitive or normative matrices; the action of public actors and public agents toward education policies; public policy instruments and modes of regulation; the relationship between decentralization/deconcentration; the responsibility of the State, public actors and public agents; and, finally, reflections on the concepts of territory and territoriality considering schooling, seeking to glimpse some possibilities within this scope. | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FCLAr UNESP, Sch Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FCLAr UNESP, Grad Program Sch Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FCLAr UNESP, Sch Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FCLAr UNESP, Grad Program Sch Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 18 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Unesp-faculdade Ciencias & Letras | - |
| Relação: dc.relation | Revista On Line De Politica E Gestao Educacional | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Schooling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public education policies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Responsibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Territoriality | - |
| Título: dc.title | ELEMENTS OF THE COGNITIVE ANALYSIS OF PUBLIC POLICIES IN THE UNDERSTANDING OF SCHOOLING ACTIONS IN DIFFERENT TERRITORIES AND THEIR TERRITORIALITIES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: