Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Gothenburg | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Valquiria Moreira Lacerda | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Juliana Bastoni | - |
Autor(es): dc.creator | Francisco, Janaina Chinaque | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriela Rossi Dos | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos, Gabriely Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Nilsson, Stefan | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia de Avila, Marla Andreia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:06:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:06:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.pedn.2024.02.020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297286 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297286 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: This study aims to transpose the printed Brazilian Children's Anxiety Questionnaire (CAQ BR) into a 2D digital format, validate it with nurses and hospitalized children, and analyze the association between the printed and 2D digital format versions. Design and method: This is a descriptive and multicentric study, conducted from 2021 to 2022 on working in pediatric care at two hospitals in Brazil. The nurses analyzed the printed and digital instruments and subsequently applied them to a child and proposed suggestions. A cutoff score of 0.80 on the content validity index was used; items that scored an average lower than the CVI in the study were adequate. Eighty children responded to the questionnaires sequentially according to the randomization table. A 90% agreement rate was used. Results: The digital instrument was validated in content by 51 experts, with a CVI of 0.95. Face validation data for 80 children (mean age = 7.9 years) shows a 90% agreement rate. The intraclass correlation index for the general score was 0.87 and 95% CI (0.79–0.91), which shows good stability of the children's responses in both questionnaires. In addition, 59% (n = 47) of the children reported a preference for the digital questionnaire. Conclusions: The digital CAQ BR can be used as an audiovisual instrument by nurses when implementing the systematization of nursing care in pediatrics. Practical implications: The digital 2D version was successfully applied and can be used in hospitals to measure children's self-reported anxiety. | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Botucatu Medical School–UNESP-Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Tocantins | - |
Descrição: dc.description | Author Institute of Health and Care Sciences University of Gothenburg Centre for Person-Centred Care Sahlgrenska Academy University of Gothenburg | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Botucatu Medical School–UNESP-Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 160-166 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Pediatric Nursing | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing process | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pediatric nursing | - |
Título: dc.title | Developing and validating a 2D digital version of the Brazilian Children's anxiety questionnaire | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: