Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | Telles, Nathalia Nakano | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos Cruz, Nathalia | - |
Autor(es): dc.creator | de Almeida Cardoso, Marilia Mastrocolla | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira Luz, Priscilla | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Heloísa Garcia Claro | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:19:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:19:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0102-311XEN016324 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297278 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297278 | - |
Descrição: dc.description | This review aimed to identify and synthesize the perceptions of mental healthcare professionals, family members, and users about mental health crisis interventions for children and adolescents at hospitals and community mental health services. A qualitative systematic review was conducted following the Joanna Briggs Institution guidelines. The search was performed in 15 databases, with no temporal delimitation, and included studies in Portuguese, English, and Spanish. All works were assessed regarding methodological quality, credibility, and dependability according to the ConQual score and the recommendations were assessed following the Joanna Briggs Institution guidelines. In total, two independent reviewers screened and assessed the studies, extracted their data, developed categories, and conducted the thematic synthesis. A total of 13 studies met the inclusion and exclusion criteria. From these, five syntheses were developed: importance of relationships; importance of procedures during treatment; positive emotional responses to treatment; negative emotional responses to treatment; and issues with health professionals and health services. All five syntheses presented high dependability; two syntheses presented high credibility; and three presented moderate credibility. Mental healthcare professionals, family members and users had convergent perceptions about crisis intervention provided at healthcare services. Understanding their perceptions to improve care and the user experience in this vulnerable situation is crucial. | - |
Descrição: dc.description | Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Campinas | - |
Descrição: dc.description | Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Cadernos de Saude Publica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crisis Intervention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Título: dc.title | Perceptions about children and adolescents’ mental health crisis intervention: a qualitative systematic review | - |
Título: dc.title | Percepciones sobre la intervención en crisis de salud mental en niños y adolescentes: una revisión sistemática cualitativa | - |
Título: dc.title | Percepções sobre a intervenção em crises de saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática qualitativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: