Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Tecnologia – FATEC | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Thalia Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Grazielly Carolyne Fabbro | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Cássio Eduardo Esperandino | - |
Autor(es): dc.creator | de Assis, Mayara Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Dezani, Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Berti, Larissa Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:44:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:44:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022181en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297273 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297273 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: to compare the efficacies of traditional phonological therapy and phonology associated with the gamification strategy in children with Phonological Disorder (PD). Methods: ten individuals with PD participated who showed the process of replacing liquids. They were randomized into two groups: traditional phonological therapy (control group - CG) and phonological therapy associated with a gamification strategy mediated by computer (gamification group - GG). The phonological intervention comprised, for both groups, stages of speech perception and production. Interventions differed in the perception stage, in which the GG was submitted to the game with gamification strategies. At the end of each session, individuals speech production (% of correct answers) were registered for each therapeutic stage, based on target words and sounding words. For analysis the following were considered: The individuals mean of correct answers for each therapeutic stage; PCC-R value (percentage of correct consonants) pre and post therapy; beyond of the number of sessions used to reach 85% of correct production. Results: there was no statistical difference between the types of intervention considering the average of correct answers of the productions and the number of sessions. There was a significant effect for pre- and post-therapy conditions in the comparison PCC-R values for both models. The individuals in the GC had the PCC-R values higher than those of GG. Conclusion: both models of intervention present similar results, providing an improvement in the individuals phonological performance from the first session. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento Ciência da Computação Faculdade de Tecnologia – FATEC, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/27669-4 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CODAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games Experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phonological Disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech Therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Therapy Computer Assisted | - |
Título: dc.title | Efficacy in the use of gamification strategy in phonological therapy | - |
Título: dc.title | Eficácia no uso de estratégia de gamificação na terapia fonológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: