
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tampere University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tampere University Hospital | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Eastern Finland | - |
| Autor(es): dc.contributor | and Life Sciences (ISPA) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nord University | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Bianca Núbia Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | de Campos, Lucas Arrais | - |
| Autor(es): dc.creator | Maroco, João | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1186/s12903-024-04137-5 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297240 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297240 | - |
| Descrição: dc.description | Objectives: to verify the contribution of mothers’ oral health impact profile to their children’s oral health profile and the contribution of mothers’ well-being and the caries index (dmft) to children’s well-being. Methods: This is a cross-sectional observational study. Mothers and pre-school children enrolled in public schools in the municipality of Araraquara-SP took part. The Oral Health Impact Profile Questionnaire (OHIP-14), Satisfaction with Life Scale (SWLS), Early Childhood Oral Health Impact Scale (ECOHIS) and the Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQEI) were used. To diagnose caries, a clinical examination was carried out to calculate the dmft index. Path analysis was carried out and the path coefficients were estimated (β) and evaluated using the z-test (α = 5%). Results: 443 children took part (5.19 ± 0.64 years; 52.4% boys) with an mean dmft of 1.31 ± 2.19. The mean age of the mothers was 33.4 ± 7.01 years. There was a significant impact of dmft and maternal well-being on the child’s subjective well-being (s2explained = 43%). The mothers’ oral health impact profile and the child’s caries experience had a significant influence on both the child (OHIP: β = 0.22; p < 0.001; dmft: β = 0.48; p < 0.001) and the family (OHIP: β = 0.29; p < 0.001; dmft: β = 0.32; p < 0.001). The child’s dmft (β=-0.10; p = 0.005) and the mothers’ subjective well-being (β=-0.61; p < 0.001) had a significant impact on the child’s subjective well-being. Conclusion: The mothers’ oral health impact profile and the child’s caries experience had an impact on both the child and the family. Mothers’ subjective well-being and caries experience should be considered when assessing the subjective well-being of Brazilian preschool children. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Morphology and children´s clinics School of Dentistry São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Faculty of Medicine and Health Technology Tampere University, Fin-Medi 1, Arvo Ylpön katu 6 | - |
| Descrição: dc.description | Department of Ear and Oral Diseases Tampere University Hospital | - |
| Descrição: dc.description | Faculty of Health Sciences Institute of Dentistry University of Eastern Finland | - |
| Descrição: dc.description | William James Center for Research (WJCR) University Institute of Psychological Social and Life Sciences (ISPA) | - |
| Descrição: dc.description | FLU Pedagogy Nord University | - |
| Descrição: dc.description | School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (Unesp) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Morphology and children´s clinics School of Dentistry São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (Unesp) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | BMC Oral Health | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disease impact profile | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oral health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parent-child | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Well-being | - |
| Título: dc.title | The oral health impact profile and well-being on mothers and preschool children | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: