Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Raquel Discini de | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Ronaldo Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:06:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:06:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4369e20240000 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297218 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297218 | - |
Descrição: dc.description | This article explores the teaching of History within a context of rapid technological transformations, automated teaching platforms, and the rise of far-right movements in Brazil and globally. It highlights the importance of teacher education that understands the Didactics of History as a field of knowledge stemming from Historical Science, as well as the History of Education as a body of knowledge that enables an understanding of the school culture in which teachers and students are embedded. It emphasizes that, amid the technological acceleration that immerses us in a kind of “continuous present, ” as classically foreseen by Hobsbawm (1995), teaching History becomes essential for promoting historical awareness and critical reflection on highly complex and sensitive topics. It posits that, through the use of varied historical sources and a reflective approach to didactics, teacher training programs should prepare professionals who act as autonomous builders of knowledge, integrating historical knowledge into everyday school life and expanding its reach through new forms of public engagement. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Assis, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Assis, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Historia (Brazil) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactics of History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática da História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | History Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Culture | - |
Título: dc.title | History teaching, History researched – Contributions of the Didactics of History and the History of Education to History Teaching in Brazil | - |
Título: dc.title | HISTÓRIA ENSINADA, HISTÓRIA PESQUISADA – contribuições da Didática da História e da História da Educação para o Ensino de História no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: