Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hasselt University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santinelli, Felipe B. | - |
Autor(es): dc.creator | Prieto Silveira-Ciola, Aline | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno, Vinicius C. | - |
Autor(es): dc.creator | Kuroda, Marina H. | - |
Autor(es): dc.creator | Barbieri, Fabio A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:25:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:25:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2024.1285247 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297171 | - |
Descrição: dc.description | Background: Due to improvement in movement performance, post-activation performance enhancement (PAPE) may open new possibilities to improve gait performance. However, no study has attempted to translate this phenomenon into walking. Therefore, the study aimed to test whether acute stretching followed by a conditioning exercise can improve subsequent gait performance in healthy adults. Research question: Can an exercise protocol subsequently improve gait performance? Methods: Sixteen individuals walked four 10-m trials (in each period) before and after 7 min of an exercise protocol composed of stretching (focusing on the lower limb) and a conditioning exercise (standing calf-raise wearing a vest of 20 kg). Gait spatialtemporal parameters and muscle activity of tibialis anterior and gastrocnemius medialis and lateralis muscles were obtained by a 3D-motion system and wireless electromyography, respectively. Before and after the exercise protocol, kinematic and muscle activity parameters were compared by a one-way ANOVA and the Wilcoxon signed-rank test, respectively. Results: After the exercise protocol, the participants walked with a faster step velocity (p < 0.018) and with a lower step duration (p < 0.025). Also, higher peak muscle activity (p < 0.008) and low-frequency (p < 0.034) activation of the anterior tibial muscle after the exercise protocol were observed. Significance: In conclusion, the protocol improves the stability and the muscles’ efficiency during gait, contributing to a new approach to enhancing gait rehabilitation programs. | - |
Descrição: dc.description | REVAL Rehabilitation Research Center Faculty of Rehabilitation Sciences Hasselt University | - |
Descrição: dc.description | Human Movement Research Laboratory (MOVI-LAB) Department of Physical Education School of Sciences São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Human Movement Research Laboratory (MOVI-LAB) Department of Physical Education School of Sciences São Paulo State University (Unesp) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Sports and Active Living | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | conditioning exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | locomotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | muscle activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | post-activation performance enhancement (PAPE) | - |
Palavras-chave: dc.subject | stability | - |
Título: dc.title | The acute effects of a stretching and conditioning exercise protocol for the lower limbs on gait performance- a proof of concept and single-blind study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: