Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Prefeitura Municipal | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Marcia Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Yoshie Ussami Ferrari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:23:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:23:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297170 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297170 | - |
Descrição: dc.description | This article presents the results of a bibliographic survey on research regarding the school principal in public schools from 2001 to 2020. The guiding question sought to answer what the research reveals about the school principal during this period, with a focus on studies about their profile and role in the school. The research was conducted using the following databases: Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Catalog of Theses and Dissertations from Capes. To conduct the survey, the following descriptors were established: school principal, school management, role of the principal, and profile of the principal. The survey originated from a master's research on principals of municipal public schools, whose theoretical frameworks emphasize the need for school management that aims at transformative education. The results of the survey demonstrate the prevalence of research that focuses on the principal's everyday work in the school, highlighting the challenges for the integration of different aspects of the role (such as pedagogical and administrative) and the intensification of the principal's work through the implementation of a managerial management model. Finally, it is argued that there is a need for more studies that address the principal as the subject of investigation, seeking to understand the profile of the individuals, their experiences, and difficulties in the role, considering the relevance of this professional as the coordinator of the school's pedagogical proposal. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Educ, Programa Posgrad Educ, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Prefeitura Municipal, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Programa Posgrad Educ, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Educ, Programa Posgrad Educ, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Programa Posgrad Educ, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 206-226 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Mato Grosso Sul | - |
Relação: dc.relation | Perspectivas Em Dialogo-revista De Educacao E Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Principal | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Role of the Principal | - |
Título: dc.title | PROFILE AND ROLE OF THE SCHOOL PRINCIPAL IN PUBLIC SCHOOLS: WHAT THE ACADEMIC RESEARCH SAYS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: