Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Sonora UNISON | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Sueli do | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Alonso Bezerra de | - |
Autor(es): dc.creator | Aguirre, Cynthia Coronado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:31:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:31:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16056 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297168 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297168 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to work with dialogues between researchers to encourage reflections on teacher training in Brazil and Mexico, with a view to a meaningful educational practice through an intercultural training in which education and spirituality are connected. Search the literature for themes related to the subject; discuss the review of the curriculum that supports teacher education, pointing out contents that in the classroom stimulate debate both on curriculum and on interculturality. For that, prevails the opinion that the most indicated are the subjects qualified in a self-reflective educational practice, Freire pattern. The intercultural teaching and learning process must be supported by Latin American thinkers and writers, including the knowledge of native peoples. The proposal is to rethink the curricula of both countries, with discussions that encourage researchers to reflect on the deconstruction of Eurocentric ideas and the historical linearity that permeates the curricula used in teacher education. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FFC UNESP, Grad Program Educ, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FFC UNESP, Disciplines Afroindigenous Hist & Culture, Culture & Mythol, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FFC UNESP, Dept Didact, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FFC UNESP, Grp Studies & Res Educ Eth & Soc GEPEES, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Sonora UNISON, Grad Program Social Sci, Hermosillo, Sonora, Mexico | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FFC UNESP, Grad Program Educ, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FFC UNESP, Disciplines Afroindigenous Hist & Culture, Culture & Mythol, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FFC UNESP, Dept Didact, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ FFC UNESP, Grp Studies & Res Educ Eth & Soc GEPEES, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 15 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Unesp-faculdade Ciencias & Letras | - |
Relação: dc.relation | Revista On Line De Politica E Gestao Educacional | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers. | - |
Título: dc.title | ORIGINAL PEOPLES IN BRAZIL AND IN MEXICO: REFLECTIONS ON CURRICULUM AND INTERCULTURALITY | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: