Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Cesmac | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) | - |
Autor(es): dc.contributor | UNCISAL | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Marília (UNIMAR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculty of Medicine of Marília (FAMEMA) | - |
Autor(es): dc.creator | Alcântara, Yara Bagali | - |
Autor(es): dc.creator | Toledo, Willians Walace Fante | - |
Autor(es): dc.creator | de Lima, Karoline Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Carnaúba, Aline Tenório Lins | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Eduardo Federighi Baisi | - |
Autor(es): dc.creator | Frizzo, Ana Claudia Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:59:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:59:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1371/journal.pgph.0000356 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/297167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/297167 | - |
Descrição: dc.description | Objective To compare the cortical auditory evoked potential responses pre-and post-Auditory Musical Training associated with hearing aid adaptation in elderly people with presbycusis. Design This is a pilot, prospective, randomized, single-blind study. Study sample Eight presbiacusis elderly people between 65 and 80 years, new hearing aid users, divided into two groups participated in the study: Hearing Aid Group: use of hearing aid; and Auditory Training Group: use of hearing aid in addition to musical auditory training for 16 sessions. All participants were submitted to cortical auditory evoked potential tests with verbal stimulation in two different moments: Initial assessment, carried out before hearing aid adaptation and auditory training, and after three months, final assessment at the end of the auditory training sessions. All participants were adapted bilaterally with digital mini hearing aids. Results There was a decrease in the P3a latency component for the Auditory Training Group when initial and final assessment were compared. Conclusion There was a change in the cortical auditory evoked potential in elderly people with presbycusis in response to the Musical Auditory Training associated with the use of hearing aids in elderly people with presbycusis. | - |
Descrição: dc.description | Speech Language Pathology Department Faculty of Philosophy and Sciences São Paulo State University UNESP, Marília | - |
Descrição: dc.description | Centro Universitário Cesmac | - |
Descrição: dc.description | Associated Graduate Program in Speech Language Pathology for the Federal University of Paraíba (UFPB) | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) | - |
Descrição: dc.description | UNCISAL | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Structural and Functional Interactions in Rehabilitation University of Marília (UNIMAR), Marília | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program Faculty of Medicine of Marília (FAMEMA), Marília | - |
Descrição: dc.description | Speech Language Pathology Department Faculty of Philosophy and Sciences São Paulo State University UNESP, Marília | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | PLOS Global Public Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Changes in cortical auditory evoked potentials in response to auditory training in elderly hearing aid users: A pilot study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: